Saiba quais tipos de serra escolher para seu trabalho com madeira9 min leitura
Com certeza, você já se perguntou muitas vezes: entre os diferentes tipos de serra, qual é o ideal para o meu projeto de marcenaria?
Vários aspectos influenciam essa escolha, como o tipo de madeira da madeira que será usada e o tipo de corte que se deseja fazer. Além disso, antes de escolher um modelo de serra é preciso observar o desenho da lâmina e o número de dentes exibidos pela ferramenta. Para cortar madeira de grande espessura , por exemplo, é preciso usar um disco de serra compatível – geralmente, nesses casos são usados discos com um número menor de dentes. Isso garantirá que o projeto seja bem executado.
Complicado? Nem tanto! Estamos aqui para te ajudar! Neste post vamos explicar melhor as características de alguns tipos de ferramentas de corte e os cuidados que se deve ter ao usar esses equipamentos. Acompanhe!
Tipos de serra manual e ferramentas de corte
As serras manuais são muito usadas em projetos de marcenaria e bricolagem. São ideais para cortar tábuas, painéis de madeira maciça ou MDF. Mas há Também os serrotes, que possuem punho de madeira ou de plástico, uma superfície leve e antiderrapante.
Alguns modelos de serra manual exibem uma camada de teflon, material que protege a ferramenta e permite cortes mais ágeis e precisos.
Mas como escolher o formato dos dentes? Para isso, é preciso observar qual será a utilização da ferramenta. Os verticais servem para traçar, já os semi-inclinados permitem serrar painéis de madeira no sentido dos veios.
Ao escolher o disco de serra ideal para o seu trabalho, também é preciso observar o número de dentes por polegada:
- Modelos com 7 a 9 dentes por polegada são discos híbridos que podem ser usados tanto para trabalhos de acabamento como para os que exigem corte de grandes superfícies de madeira;
- Modelos de discos de serra com 9-13 dentes por polegada ou 13-16 dentes por polegada são ideais para trabalhos de corte na marcenaria que exijam mais precisão e melhor acabamento. A serra com 5-7 dentes por polegada deve ser usada para trabalhos com pedaços robustos de madeira.
Os principais tipos de serra manual são:
1. Serrote
Indiscutivelmente a mais icônica ferramenta destinada ao corte da madeira, o serrote permite trabalhar grandes troncos, transformando-os em pequenas toras. Requer certa habilidade, mas é leve e não ocupa espaço na oficina.
2. Serrote de costa
Conhecido por ser muito durável e resistente, o serrote de costa apresenta uma lâmina retangular de dentes finos e, geralmente, é usado para cortar madeira folheada. No entanto, a ferramenta também é capaz de cortar forros, guarnições e esquadrias em linhas retas ou angulares. Possui perfil em aço temperado de 10mm de largura.
É importante atentar para as características da ferramenta. Para que você obtenha melhores resultados e conclua seus projetos com maior precisão, garanta um serrote com dentes travados e polidos, evitando que o metal manche as madeiras mais claras!
3. Serra de caixilhos
A serra de caixilhos é a versão reduzida do serrote de costas. Possui dentes pouco inclinados e é utilizada para os detalhes de um projeto.
4. Serra de esquadrilhar
É conhecida por permitir cortes precisos. Deve ser fixada a uma serra especial, que pode ser regulada formando ângulos fixos.
5. Serra de painéis
Ferramenta que possui um longo perfil dentado e permite o corte de grandes painéis sem a necessidade de se fazer um furo prévio.
6. Serra japonesa
Quer saber como identificar uma serra japonesa? A ferramenta possui uma única alça e uma lâmina muito fina e protuberante. Entre os tipos de serra, essa apresenta a desvantagem de não cortar madeiras rígidas, por isso deve ser usada em peças de cipreste ou pinho, conhecidas por serem macias.
7. Serra de corte transversal
Entre os tipos de serra, a serra transversal é capaz de cortar a madeira perpendicularmente, em ângulos retos. É possível encontrar a ferramenta em diferentes tamanhos: os menores permitem trabalhos precisos; os maiores, por sua vez, devem ser usados em pedaços mais robustos de madeira.
8. Serra de enfrentamento
Usada por artistas, a serra de enfrentamento possui uma lâmina fina tensionada sob uma armação em forma de C. Permite cortes retos e precisos; no entanto, o seu recurso mais útil é a sua capacidade de talhar perfis internos.
9. Serra oscilante
Sabe aquele instrumento usado por médicos-cirurgiões? É um tipo de serra oscilante. O modelo para madeira possui uma lâmina vibratória, muito útil quando se deseja fazer cortes precisos.
10. Navalha
Entre os tipos de serra, a navalha é ideal para pequenos projetos de marcenaria ou bricolagem. Pode ser usada para talhar peças de madeira macia. Existem duas versões: uma com lâminas fixas, outra com lâminas descartáveis.
11. Arco de serra
Composto de um arco metálico e uma lâmina desmontável, é ideal para pequenos reparos. É muito resistente e proporciona uma empunhadura de alto rendimento.
A ferramenta possui dentes finos, virados para baixo: ideais para cortes limpos e precisos em madeiras macias. Também pode ser usada em folheados ou em materiais abrasivos. Permite finalizar projetos que exigem contornos arredondados, mas também se sai bem em cortes geométricos.
Tipos de serra elétrica
Possuem dentes diamantados, temperados e bastante resistentes. Conseguem cortar vários pedaços de madeira de uma só vez.
1. Serra circular
Muito usada em projetos de marcenaria e bricolagem, a serra circular é um modelo de baixa rotação que produz cortes retos e precisos. Existem diferentes modelos de serra circular, como o manual e o de bancada, que permite variar o ângulo de corte e fazer desenhos longitudinais. Existem quatro tipos de serra circular:
Serra circular manual
Uma serra circular é uma ferramenta manual com uma lâmina rotativa que, ao ser empurrada sobre uma peça de madeira, realiza o corte. Além da madeira, pode trabalhar materiais mais rígidos como o metal, desde que se use uma lâmina especial.
Entre os tipos de serra, esse modelo se destaca por fazer desenhos retos e precisos.
Serra de bancada
Ferramenta que é fixada à mesa de trabalho e produz cortes retos ou em ângulos, muito usada em projetos caseiros e menos complexos de marcenaria. Caracteriza-se pelo corte preciso e pela estabilidade estrutural, uma vez que, por apresentar um disco fixo, os cortes devem ser guiados pelo profissional que opera esse tipo de serra.
Serra Meia Esquadria
Muito usada em projetos mais complexos por criar cortes longitudinais e transversais. Pode ser usada em todos os tipos de madeira. A ferramenta dispõe de uma proteção móvel, que fecha o disco de corte ao final do trabalho.
Serra esquadrejadeira
Entre os tipos de serra, a esquadrejadeira se destaca por permitir trabalhos precisos. Pode ser utilizada para cortes de tamanhos variados, no sentido transversal.
É uma ferramenta robusta e, para usá-la, é preciso acertar o esquadro da peça na mesa de trabalho. Normalmente, é usada no final de um projeto, depois que as peças já foram desbastadas pela serra circular.
2. Serra de braço
Essa ferramenta exibe uma grande lâmina presa a um braço móvel. Pode fazer inúmeros tipos de cortes, incluindo transversais e compostos. As serras de braço eram muito populares; no entanto, vêm sendo substituídas pelas serras de esquadrinhar, que ocupam menos espaço.
3. Motosserra
Muito conhecida devido aos filmes norte-americanos, a motosserra possui dezenas de dentes que unidos são capazes de cortar uma grande variedade de materiais; no entanto, é mais usada para cortar toras de madeira maciça, uma vez que não permite trabalhos precisos.
4. Serra francesa
Os dentes angulados da serra de corte francesa permitem fazer cortes superficiais precisos sem danificar a madeira. Pode não ser a ferramenta perfeita para trabalhar em ângulos, contudo, é comumente usada para desenhar cavilhas e buchas.
5. Serra tico-tico
É uma ferramenta elétrica que permite cortes em curva e em linha reta. A profundidade depende do comprimento das lâminas, que possuem formato de serra.
Trabalha com movimentos de vai e vem, característica de funcionamento da qual seu nome deriva.
Por ser bastante versátil e, em comparação com outros tipos de serra, mais econômica, faz parte do conjunto de máquinas e ferramentas de muitos profissionais. Portanto, cedo ou tarde, conforme as demandas dos projetos que deverão ser executados, é uma serra que fará parte de seu arsenal.
6. Serra de fita
Possui uma lâmina que se movimenta de forma constante com ajuda de volantes e polias. Permite fazer cortes retos ou orgânicos na madeira, assim como círculos. É muito utilizada na produção de móveis decorativos e de pequenos objetos de bricolagem.
7. Serra seccionadora
É uma serra de uso industrial capaz de cortar várias chapas de madeira ao mesmo tempo. Ainda que desenhos feitos com auxílio dessa ferramenta sejam pouco variados, permite trabalhos de corte horizontal e vertical precisos.
Dicas de segurança
Como você sabe, todo o trabalho manual exige cuidados, não é mesmo? Ao usar serras, sejam elas elétricas ou manuais, a atenção deve ser redobrada.
Por isso, durante a execução do seu projeto, não deixe de usar itens de segurança como óculos de proteção, luvas, protetores auriculares e botas de cano alto com biqueira. Além disso, o equipamento deve ser guardado em áreas onde não haja circulação de animais ou de pessoas.
Fique atento! Para garantir o bom funcionamento da ferramenta, realize manutenção periódica. Mantenha as ferramentas em ordem e o seu local de trabalho sempre limpo e organizado.
Agora você já conhece alguns tipos de serra que podem ser usados no seu projeto de alvenaria e bricolagem. Quer mais dicas de ferramentas ideais para facilitar o seu dia a dia? Continue lendo o nosso blog!
5 de março de 2020 às 15:56
Adorei o conteúdo. Muito interessante!!!
12 de março de 2020 às 17:59
Obrigada, Juliana! Pode ficar de olho no nosso Facebook, Instagram e no nosso portal porque tem conteúdo novo toda semana! 😉
9 de outubro de 2023 às 21:48
Grupo leo o melhor que existe.
10 de outubro de 2023 às 08:10
Olá Heitor.
Agradecemos a sua mensagem!
O seu feedback é muito importante para nós.
Estamos sempre à disposição.
Um abraço!