O que é marcenaria criativa e como colocar em prática?4 min leitura
Você sabe qual é o poder da criatividade na rotina de um profissional de marcenaria? Já ouviu falar sobre marcenaria criativa? Continue por aqui para ficar por dentro do assunto e veja como aplicar o conceito no seu negócio!
Para ouvir este conteúdo, utilize o player acima!
É possível que, há algum tempo, conhecimento e habilidade fossem ingredientes suficientes para a receita do sucesso de uma marcenaria. Contudo, nos últimos anos, o mercado passou por inúmeras transformações, assim como as necessidades dos consumidores.
Por isso, além de aprimorar competências próprias da profissão, marceneiros e marceneiras precisam acompanhar tendências e inovações. É onde entra, inclusive, o exercício da criatividade na marcenaria, cada dia mais indispensável para quem atua no ramo.
Com essas mudanças, o conceito de marcenaria criativa ganhou espaço entre os profissionais da área. Descubra a seguir o que é e como aplicar a ideia no seu negócio com o intuito de conquistar mais clientes e projetos.
O que é marcenaria criativa?
A proposta da marcenaria criativa é criar peças com valor estético e funcional. Ou seja, os produtos fabricados devem unir beleza e utilidade, fazendo a diferença no ambiente e resolvendo problemas de espaço e organização.
Móveis práticos, compactos, multifuncionais e que passem a sensação de amplitude, sobretudo em ambientes menores, são a marca da marcenaria criativa. Entre os exemplos de peças que seguem esse estilo, podemos destacar camas que viram bancadas, mesas retráteis e armários em escadas.
Como aplicar esse conceito em seu trabalho?
Agora que você já sabe o que é a marcenaria criativa, é hora de conhecer as principais dicas para aplicar esse conceito no seu negócio. A seguir, listamos as principais etapas.
Crie objetos pensando na otimização dos espaços
Como destacamos, uma das principais características da marcenaria criativa é a proposta de tornar o mobiliário mais funcional. Pensando nisso, criar móveis de madeira com foco na otimização dos espaços é uma das principais dicas para aplicar o conceito.
Para isso, basta pensar em uma mesa tradicional, que demanda um espaço considerável. Ao aplicar o conceito de marcenaria criativa, você levará em consideração as dimensões do ambiente. Assim poderá propor soluções mais criativas, que favoreçam a circulação e os usos no dia a dia.
Busque por referências criativas para marcenaria
A criatividade nem sempre se manifesta com facilidade, principalmente quando falamos em móveis bonitos e funcionais para otimizar espaços. Por isso, outra dica para investir na marcenaria criativa é buscar referências no setor.
Além de páginas especializadas sobre o tema na internet, você também pode participar de eventos relacionados a design, manter contato com fornecedores e buscar informações em revistas ou mesmo perfis nas redes sociais relacionados ao assunto.
Tenha a mente aberta
Um dos requisitos para ser criativo ao executar um projeto de marcenaria é manter a mente aberta. Em outras palavras, não se prenda a técnicas, formatos e outros aspectos da fabricação tradicional de objetos e móveis.
Arrisque-se, invista em novos métodos e materiais, busque diferentes soluções e fareje por inspirações na internet e em outras fontes. A marcenaria criativa não é uma ciência exata, mas é capaz de trazer diversos benefícios para o seu dia a dia.
Analisando cada projeto individualmente, compreendendo o desejo dos clientes e, principalmente, abusando da criatividade, as ideias inovadoras certamente farão parte da sua rotina de trabalho. Além disso, acompanhe as principais novidades do nicho através de livros, revistas, aplicativos e eventos.
Gostou de saber o que é a marcenaria criativa e como aplicar no seu negócio? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas publicações!