Como pintar madeira: passo a passo para renovar suas peças7 min leitura
A madeira é um dos materiais preferidos ao construir móveis e objetos de decoração. Quando pintada, é capaz de harmonizar com a decoração da casa e ainda dá um toque personalizado e exclusivo. Por isso é importante aprender como pintar madeira corretamente. Acompanhe!
O que acha de ouvir o conteúdo enquanto realiza outras tarefas? Clique no play acima.
Durante esse processo, você precisa seguir alguns cuidados. O trabalho pode ser simples, mas se não for feito corretamente, problemas sérios de acabamento podem surgir. Por consequência, a pintura pode não durar o tempo desejado.
Ao longo deste artigo, vamos apresentar um passo a passo completo de como pintar objetos de madeira de forma correta e segura, a fim de que seu trabalho tenha qualidade e um bom acabamento. Boa leitura!
Passo 1: prepare a madeira
Apesar do que muitas pessoas pensam, o processo de pintura começa antes mesmo de aplicar a tinta. Isso porque o primeiro passo é preparar a madeira para que o objeto receba a nova pintura adequadamente.
Se o item é usado ou já foi pintado anteriormente, é imprescindível remover toda a pintura antiga da madeira. Além disso, observe se há rachaduras, furos ou imperfeições no material. Caso a resposta seja positiva, coloque massa nesses locais para evitar que os defeitos fiquem aparentes após a pintura.
Passo 2: lixe e limpe a peça de madeira
O segundo passo é lixar a madeira. Essa etapa é fundamental, pois o lixamento serve para eliminar desigualdades, pequenos defeitos e fibras arrepiadas, assim como nivelar e alisar a superfície. Desse modo, o material adquire as condições ideais para receber a aplicação da tinta.
Para lixar, comece usando uma lixa mais grossa em todo o objeto. Depois, passe uma lixa fina nas bordas e partes menores. Como isso vai gerar uma grande quantidade de poeira e sujeira, finalize limpando a madeira com um aspirador e um pano úmido.
Passo 3: aplique o primer antes de pintar
A madeira é um material que tende a absorver excessivamente a tinta aplicada. Se você passar a tinta diretamente na madeira, precisará de várias camadas para que a superfície fique perfeita.
Para evitar esse tipo de situação, a dica é aplicar o primer na madeira, que consiste em uma camada selante antes da pintura. Graças ao primer, a pintura será feita com maior facilidade e a tinta também vai se fixar mais rapidamente.
Há diversos tipos de primer para madeira, cujo uso varia de acordo com o material. Um primer para tinta acrílica, por exemplo, não ser comporta bem com a tinta sintética. Além disso, você pode aplicá-lo com um pincel ou spray.
Passo 4: escolha o tipo de tinta ideal
Agora, chegou a hora de escolher a tinta para pintar o seu objeto. Quando o assunto é madeira, você pode contar com três tipos principais de tinta: látex, acrílica e laca nitrocelulose, que contam com características distintas. Saiba mais sobre elas a seguir.
Tinta látex
É feita à base de água e pode ser aplicada com pincéis ou rolos. É muito utilizada em projetos de DIY, pois pode ser manipulada facilmente em casa. Além disso, é recomendada para objetos de madeira que não ficarão expostos à luz direta do sol ou à umidade.
Tinta acrílica
Este tipo de tinta também é muito comum e parecido com a tinta látex. Porém, ela fixa melhor a madeira e garante impermeabilidade. Por isso, é recomendada para móveis de madeira que vão ficar em áreas externas, assim como em ambientes com umidade, como banheiro e lavanderia. Você pode aplicar a tinta acrílica com rolo, pincel ou pistola de pintura.
Tinta laca nitrocelulose
Também é possível contar com a tinta laca nitrocelulose, que seca rapidamente e fixa facilmente na madeira. Oferece opções de cores mais variadas do que os outros tipos, tanto na versão brilhante quanto na fosca. No entanto, ela não é solúvel em água e requer o uso de equipamento de proteção e de uma pistola ou compressor.
Passo 5: pinte a madeira
Finalmente chegamos à parte prática do nosso guia de como pintar madeira! Separamos algumas dicas importantes para ajudá-lo a fazer um trabalho de qualidade nesse momento. Veja:
- antes de começar a pintar, dilua a tinta em um pouco de água;
- comece aplicando a tinta em sentido único, de modo que ela fique uniforme no objeto;
- após pintar toda a superfície, aplique uma nova demão se achar necessário;
- sempre respeite o tempo de secagem da tinta, que geralmente é de 1 a 3 horas entre as demãos;
- leia as instruções da embalagem da tinta com atenção para saber se há algum cuidado específico durante o processo.
Passo 6: faça o acabamento
O trabalho não acabou depois que você pintar o objeto. Isso porque é necessário, por fim, tomar alguns cuidados para que a tinta se fixe bem e o resultado seja o esperado. Confira algumas dicas de acabamento.
Aplique o selante
Esse produto é ideal se o objeto será exposto ao sol ou ao ar livre, pois vai fazer com que a tinta dure mais e não perca o seu brilho. Porém, busque saber se a tinta escolhida pode receber o selante — tintas látex, por exemplo, não se dão bem com ele.
Aplique o verniz
O verniz é um produto muito utilizado na finalização de pintura em madeira, pois dá brilho ao objeto e também o protege. Mas assim como no caso do selante, é necessário saber se o verniz é adequado à tinta aplicada no seu objeto.
Lixe o material
No pós-pintura, também é fundamental lixar todo o objeto. Afinal, isso é importante para tirar pequenas irregularidades ou defeitos que possam ter ficado na madeira. Só não se esqueça de fazer isso usando uma lixa fina e sem muita força, tudo bem?
Com as dicas de como pintar madeira que apresentamos neste post, você será capaz de criar objetos com cores únicas e incríveis para dar vida à sua casa. Mas, para isso, conte sempre com tintas e materiais de qualidade, de modo a fazer um trabalho adequado e garantir um acabamento impecável.
Gostou das dicas e quer conferir outros conteúdos? Então, siga as nossas páginas nas redes sociais — estamos no Facebook e Instagram!