Pergolado: inspire-se com imagens e confira dicas incríveis!9 min leitura

Você sabia que o pergolado está em alta na decoração? Essa estrutura composta por vigas e postes entrelaçados serve de apoio para diversos tipos de plantas, que tornam o espaço aconchegante, convidativo e o protege da iluminação direta.

O pergolado é muito utilizado em projetos paisagísticos e é ideal para sombrear espaços abertos ou criar transição entre a área interna e externa da casa. Além disso, essa estrutura de madeira é capaz de aumentar o espaço útil de uma casa.

Quer saber mais sobre o assunto? Nesse post vamos explicar melhor para que servem os pergolados e qual é a melhor madeira para construir essa estrutura. Vamos lá?

Acompanhe!

O que são pergolados?

Como você sabe, um jardim bonito e cheio de personalidade exibe muitas árvores e um belo gramado. Além disso, esses ambientes contam com suportes de madeira que dão sustentação às flores e oferecem a esse espaço um refúgio assombreado, dando um toque especial à decoração: esses são os pergolados.

Hoje, essa estrutura é usada para fins decorativos e para aumentar o espaço útil de cozinhas, salas de jantar e salas de visitas, incrementando a decoração de uma casa.

Para que servem os pergolados?

Para além da função decorativa, os pergolados também servem como controladores de luz, oferecendo aos moradores e visitantes de uma casa um lugar de descanso e reflexão totalmente integrado ao projeto paisagístico do jardim. 

A sua estrutura formada por colunas e vigas pode servir para ampliar um ambiente da casa, provendo espaços de convivência bonitos e aconchegantes. A estrutura imponente de um pergolado valoriza o jardim e pode integrar a área interna com a área externa da casa. 

Onde montar um pergolado?

Um pergolado acoplado à parede de uma casa, destacando o ambiente de lazer de uma forma agradável.
Os pergolados podem ser construídos em diversos lugares da casa, variando de acordo com o projeto de decoração.

O lugar ideal para montar um pergolado é no lado externo das casas ou estabelecimentos. 

Deseja criar uma varanda bonita e confortável para ler um livro no fim do dia? Quer ampliar o seu terraço? Pretende receber os seus amigos no seu lindo jardim? Ou quem sabe criar um espaço gourmet para o churrasco do fim de semana?

Cada projeto de decoração pode usar um pergolado de forma diferente. Essa estrutura pode criar uma varanda que ofereça sombra aos seus convidados na hora do jantar ou até mesmo ser usada como um orquidário.

Nesse caso, essas belíssimas plantas criam um belo contraste entre a rigidez da madeira e a delicadeza das flores.

Além de tornar um espaço sombreado e sinalizar um ambiente intermediário entre o interior e o exterior de uma casa, um pergolado pode servir de suporte para itens como assentos suspensos ou balanços, objetos capazes de criar alternativas divertidas para sentar e descansar.

Abaixo, listamos alguns ambientes em que você pode montar o seu projeto de pergolado. Acompanhe:

Spa

Essa estrutura também pode ser usada para criar um spa particular, um refúgio seguro em meio às agitações do dia a dia. Um pergolado valoriza o imóvel e chama a atenção de qualquer comprador em busca de uma casa nova.

Jardins

Quer dar ao seu jardim um visual mais romântico? Um pergolado é capaz de criar um espaço super aconchegante. Para isso basta usar a cobertura vegetal que mais se adapte à sua cidade e agregar algumas flores ao projeto.

Garagem

Outro uso comum dessa estrutura é como garagem. Além de abrigar carros e outros veículos, um pergolado pode dar continuidade a área externa da casa e, além de tornar a frente da casa mais bonita, protege os moradores da chuva ou do sol.

Sala de jantar

Não abre mão da vida ao ar livre? Essa peça é ideal para criar uma sala de jantar onde os elementos da natureza ocupam um lugar de destaque.

A ideia é criar um anexo à cozinha da casa e cobrir a estrutura com uma cobertura transparente que permita que o espaço seja usado mesmo nos dias de chuva.

Varanda

Precisa de uma varanda mas não quer quebrar as paredes da casa? O pergolado é a solução ideal para criar varanda lúdicas, diferentes das tradicionais. Quando montada junto ao teto e às paredes da sacada, essa estrutura amplia a cobertura da casa.

Como fazer um pergolado?

Para criar um pergolado, basta seguir os seguintes passos:

  1. Comece medindo o espaço onde essa estrutura será construída;
  2. Ao escolher o material que será usada no projeto, dê preferência à madeira tratada, garantindo a durabilidade da peça. A madeira não deve apresentar pontos de umidade ou mofo e nem apresentar rachaduras;
  3. As toras que servirão de base vertical devem ter 3 metros de comprimento e 8 centímetros de largura;
  4. Para fazer a marcação da construção é possível utilizar linhas ou barbantes. Após enterrar a madeira no concreto ou prendê-las no deck, verifique se todas estão no mesmo nível;
  5. Prenda as bases verticais às toras transversais. Faça o mesmo com todas as toras que servirão de base, ligando-as de modo a formar um retângulo. Prenda essas conexões com parafusos grossos. A cada passo, verifique se as estruturas verticais e horizontais formam entre si um ângulo de 90º;
  6. Ao instalar as vigas da cobertura, deixe uma espaço de pelo menos 20 cm entre elas.

Quais são os tipos de pergolado?

A imagem possui um pergolado no centro de um jardim, destacando a beleza do ambiente.
Existem diversos tipos de pergolado para você escolher o que mais combina com o ambiente da casa.

Pergolado com plantas

Muitos pergolados exibem coberturas verdes que são capazes de integrar ainda mais a estrutura ao projeto paisagístico da casa.

Uma boa ideia é usar espécies de plantas que precisam de apoio para crescer. Nesse caso, a cobertura de madeira servirá de suporte e integrará perfeitamente o pergolado à trepadeira.

Também é possível optar por espécies frutíferas como maracujazeiros e vieiras, cujos frutos poderão ser colhidos na própria estrutura. Essas espécies exibem uma vegetação farta e vibrante, o que deixará o jardim ainda bonito.

Outras espécies que podem ser usadas são o “sapatinho de judia”, “amor agarradinho”, “alamedas” e as “primaveras”. Essas plantas garantirão que o seu jardim permaneça florido durante todo o ano.

Aposte nas espécies que mais se ajustam ao local onde você mora. Para garantir que as plantas cresçam e se desenvolvam, plante-as diretamente na terra.

Pergolado de ferro

Materiais metálicos são capazes de tornar um projeto de pergolado mais moderno e sofisticado. Muitas dessas estruturas também usam toras de madeira, enquanto outras usam somente materiais metálicos. 

Pergolado de concreto

Esses pergolados são construídos com vigas de concreto paralelas. Eles tornam um espaço mais moderno, principalmente, quando a estrutura não é pintada e exibe sua cor e textura originais.

Eles podem ser construídos de forma integrada aos muros da casa, tanto da entrada como na varanda, o que torna o projeto elegante e ousado

Pergolado de bambu

Pergolados de bambu são bonitos, resistentes e bastante versáteis. Podem ser usados tanto em casas litorâneas como em projetos urbanos e oferecem um toque de descontração ao ambiente.

Pergolado rústico

O pergolado rústico exibe uma estrutura robusta que pode ser de eucalipto tratado ou de maçaranduba lavrada. Essas estruturas também podem ser feitas de madeira de demolição extraída de elementos de construções antigas como portas, pisos, paredes e janelas.

Esse estrutura é ideal para casas de fazenda ou para quintais amplos e repletos de árvores.

Pergolado de madeira

A madeira ainda é o material mais comum para a construção de pergolados e permite a execução de projetos mais ousados. É possível usar troncos em seu estado natural ou peças cortadas e polidas.

Nessa estrutura, a madeira pode ser pintada ou ser usada em seu estado natural.

Qual madeira usar na construção de um pergolado?

Antes de construir um pergolado é preciso escolher a madeira correta para montar esse tipo de estrutura. As mais comuns são:

Camuru

O Camuru é uma madeira de lei bonita e muito resistente ao ataque de insetos e à umidade. É um material bastante robusto e mais adequado para a construção de pergolados mais rústicos.

O aspecto “imperial” do camuru destaca ainda mais as múltiplas cores de um projeto paisagístico.

Ipê

O ipê é uma madeira nobre muito usada em estruturas que exibem detalhes decorativos. É um material de cerne amarelo esverdeado e é muito resistente e durável.

Pinus

O pinus é uma madeira macia ao corte e de textura fina. É bastante resistente, durável e sua cor clara torna os espaços mais amplos e iluminados. É indicada para projetos de decoração mais retrô.

Como você sabe, o pinus é uma madeira de reflorestamento, o que torna esse material bastante atraente do ponto de vista ambiental.

Pinho

O pinho é uma madeira aromática e de aspecto rústico, ideal para projetos de pergolados que valorizam a beleza de uma construção. É muito resistente ao ataque de insetos e fungos e é bastante durável.

Cedro

O cedro é uma madeira de cor avermelhada muito usada em projetos paisagísticos. É fácil de serrar, lixar e parafusar, o que torna o processo de montagem mais fácil. 

É pouco permeável e muito resistente ao ataque de insetos. Ao ser usada em projetos de pergolados, o material precisa ser tratado com vernizes ou selantes para  aumentar a sua vida útil. Também é possível tratar a estrutura da peça com óleo de cedro, o que ressaltará o brilho da madeira.

E, então, esse artigo foi útil? Esperamos que sim! Acesse o nosso site ou encontre a loja mais próxima e confira todos os produtos que a Leo Madeiras oferece para os seus projetos futuros. Até breve!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.