painel de ferramentas marcenaria

6 dicas de como montar um painel de ferramentas do zero na marcenaria6 min leitura

Quem trabalha com marcenaria sabe a importância de contar com boas ferramentas. Mas, além disso, é preciso que todas elas estejam bem organizadas para que você possa manter o fluxo de trabalho. Por essa razão, o painel de ferramentas é essencial em sua oficina. Confira 6 dicas para montar o seu!

painel de ferramentas marcenaria como montar

Um painel de ferramentas é uma maneira prática e econômica de organizar instrumentos essenciais no dia a dia do marceneiro ou marceneira. Neste post, saiba o que ele é e por que faz diferença na sua rotina, além de 6 dicas para montar o seu. Boa leitura! 

Painel de ferramentas: por que faz diferença na marcenaria? 

Um painel organizador de ferramentas serve para otimizar o seu ambiente de trabalho. Isso porque ele elimina a necessidade de várias caixas e gavetas para guardar os diferentes tipos de ferramentas da marcenaria. Afinal, deixa todas elas expostas de forma visualmente organizada, o que faz com que você localize o que precisa rapidamente. 

Composto por muitos ganchos e prateleiras, ele geralmente é uma placa de madeira pregada na parede, podendo ser localizada em frente à estação de trabalho. Nesse painel de ferramentas de madeira, vão todas as peças usadas com frequência em seus trabalhos que possam ser penduradas. Por exemplo: 

  • chaves de fenda; 
  • martelos; 
  • serrotes; 
  • alicates; 
  • tesouras; 
  • formões. 

Dessa maneira, o objetivo de usar um painel de ferramentas não é só organizar sua oficina, mas, principalmente, tornar o trabalho mais ágil, já que não se perde tempo procurando cada ferramenta em uma caixa e, depois, não se leva tanto tempo para organizá-las novamente. Com isso, você alcança uma melhor produtividade. 

Outra vantagem é que, se você trabalhar com outras pessoas, o painel de ferramentas é um guia para todos sobre onde guardar cada peça. Dessa forma, não há riscos de perder nada e todos sabem onde encontrar o que estão procurando. 

Como montar um painel de ferramentas do zero? 

Os seus projetos de marcenaria podem ficar bem melhores com o painel de ferramentas. A seguir, confira 6 dicas para criar um do zero e aproveitar suas vantagens! 

1. Escolha o melhor lugar

Para montar um painel de ferramentas útil e adequado às suas ferramentas, o lugar importa bastante. Afinal, precisa se localizar em uma área prática, inclusive, perto de outros pontos importantes, como a mesa de trabalho.

Além disso, também é essencial considerar outros aspectos. Por exemplo, na parede em que o painel vai ser montado, dependendo de seu tamanho, o ideal é que não haja outras prateleiras ou materiais pendurados, até para um visual mais harmonioso.

Outra questão é garantir que não há riscos de umidade, que podem prejudicar o seu painel e as ferramentas. Além disso, uma boa iluminação, além de mais bonita, também ajuda você a encontrar a ferramenta certa.

2. Tenha uma boa base

Você pode usar diferentes materiais para a base. Entre eles, a madeira é uma ótima escolha por ser resistente, ter ótimo custo-benefício e permitir a instalação de vários acessórios, que vão ajudar a pendurar as ferramentas. 

Nesse caso, antes de comprá-la, é importante medir o espaço da sua parede para definir qual é o tamanho ideal que a placa deve ter. Além disso, você deve considerar a quantidade de ferramentas que quer colocar no painel, para saber qual deve ser o peso. 

Outro ponto importante é saber qual tipo de madeira usar, já que ela faz diferença, especialmente com ferramentas pesadas. Por exemplo, o painel de MDF tem um custo baixo e é ótimo para oficinas com ferramentas leves. Aliás, você pode pintá-lo para criar um visual mais personalizado. 

Já no caso de um painel de madeira maciça, ele é mais pesado e pode ter um custo maior. Porém, também pode ser mais resistente e proporcionar um visual mais bonito e rústico. 

3. Saiba como pregar na parede 

É essencial pregar corretamente seu painel de ferramentas na parede. Afinal, se ele não estiver reforçado, pode cair com tudo junto. Sendo assim, estude o peso antes e reforce os pontos principais com parafusos ou pregos. Além disso, faça testes para verificar se com todas as ferramentas postas, o painel está suportando bem.

4. Coloque as ferramentas de forma estratégica 

Na hora de dispor as ferramentas de forma estratégica, a dica principal é deixar as que você mais usa mais perto. Assim, pode alcançá-las facilmente e devolvê-las ao seu lugar. Já aquelas que você nem sempre utiliza podem ficar mais altas e distantes. 

Além disso, outra dica importante é marcar o lugar de cada ferramenta, para que você a coloque no mesmo local depois de usar. Para isso, é possível desenhar seu formato no painel ou colocar o nome com uma rápida visualização. 

5. Organize as peças por categoria 

Outra dica de organização, que vale a pena seguir na hora de montar seu painel de ferramentas, é separar as categorias. 

Por exemplo, você pode deixar todas as “miudezas” de um lado só. Já os vários tipos de chaves de fenda devem pertencer a um mesmo conjunto. Por sua vez, ferramentas de pendurar, como alicates e martelos podem ficar juntas. Assim, você pode localizar mais rápido o tipo de ferramenta que precisa naquele momento. 

6. Tenha compartimentos para peças pequenas 

As peças pequenas, como pregos e parafusos, podem causar muitos problemas se estiverem espalhadas, inclusive acidentes. Por isso, é essencial guardá-las em compartimentos pequenos no painel. 

Para isso, você pode pendurar sacos com ganchos e colocar cada tipo dentro de um recipiente. Outra ideia é colocá-las em potes. Porém, em vez de distribuí-los em prateleiras, nas quais é fácil um pote cair, uma dica mais prática é colar as tampas dos potes embaixo de uma placa pequena de madeira. Depois, para usá-los, é só desrosquear. 

Nesse caso, também é importante usar potes transparentes, de preferência de plástico, com o nome de cada peça escrito. Assim, fica fácil visualizar onde estão e até a quantidade que deve ser reposta. 

O painel de ferramentas não é só uma peça prática para ter em sua oficina de marcenaria. Ele também evita consequências negativas para seu trabalho, como desorganização, perda de tempo e de peças, acidentes e até demora em entregar o que o cliente pediu. Sendo assim, você pode montar o seu com diversos materiais, como a madeira. Dessa forma, vai ter não só um organizador exclusivo para trabalhar, mas usufruir das vantagens de um local de trabalho arrumado e com tudo o que você precisa à mão. 

Gostou das dicas? Acesse nosso site e encontre tudo o que você precisa para montar o seu painel de ferramentas! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.