Um marcceneiro aprendendo a laquear móveis.

Laquear móveis: aprenda a melhor forma de fazer!9 min leitura

Laquear móveis é a prática que os torna mais atraentes e arrojadas. Afinal, ao laquear madeira, é possível acrescentar uma cor especial, aproximando a peça ao estilo desejado, seja algo mais clássico ou contemporâneo. 

Armários laqueados, por exemplo, são frequentemente usados em cozinhas e em salas de jantar, adicionando a esses ambientes um toque moderno. Já em móveis para quarto, como camas e estantes, conseguimos um efeito diferente, com um ambiente mais confortável e acolhedor.

Quer saber mais sobre o assunto e aprender o jeito certo de laquear móveis?

A seguir, vamos explicar mais sobre o que é laca, suas origens e como conservar móveis laqueados por muito mais tempo. 

Boa leitura!

O que é laca?

Antes de saber como laquear móveis, precisamos falar um pouco sobre o que é laca. Portanto, aqui vai uma curiosidade interessante:

A laca é praticamente um verniz natural, utilizado nas províncias do norte da China, por volta do século IV a.C. Assim como outros acabamentos, é feito de plantas anacardiáceas, uma família de árvores frutíferas muito popular em países tropicais.

Importado do Oriente, o material teve grande destaque na França do século XVII, onde passou a ocupar um lugar de destaque na arquitetura e em projetos de móveis que eram exibidos nos mais diversos ambientes.

A laca é um material resistente e durável. Superfícies laqueadas permanecem como novas durante anos, sem amarelar ou desbotar, o que é característico de outros tipos de acabamento, como verniz ou poliuretano.

Laquear móveis permite criar peças e objetos de madeira de aspecto sofisticado, que exibem superfície lisa e sem imperfeições.

O que é laqueamento?

O laqueamento de móveis consiste no processo de revesti-los com laca, tornando os móveis laqueados mais resistentes e duráveis. Isso acontece porque o material é mais espesso que a tinta que o envolve (ou que os vernizes tradicionais), sendo capaz de proteger superfícies com bastante eficiência.

Um marceneiro utilizando laca para laquear móveis de madeira.
Embora o mais comum seja o branco, a laca pode apresentar diferentes tons, criados a partir de espécies vegetais diferentes.

Além da madeira, a laca pode ser aplicada em metais, vidros, concreto e em móveis de fórmica, MDF ou MDP.

Assim, a técnica pode ser utilizada em diversas áreas, indo muito além do uso em móveis, como peças de decoração, quadros, nichos e assim por diante. 

Quais são os tipos de laca?

Existem dois tipos de Laca, a PU e a Nitro. Entre as diferenças existentes entre elas, podemos destacar o tempo que a tinta permanece no móvel. Entenda as particularidades de cada uma:

Laca PU

A laca PU é mais resistente, o que a torna ideal para móveis usados por longos períodos, como:

  • Mesas;
     
  • Bases de cadeira;
     
  • Escrivaninhas. 

Para laquear móveis com acabamentos em PU, é possível escolher entre seus subtipos:  

  • Laca lisa: capazes de tornar as superfícies uniformes, sem quaisquer imperfeições;

  • Laca texturizada: são porosas, o que as torna ideais para cadeiras e mesas de centro;
     
  • Laca metalizada: remetem a um metal polido, oferecendo a peça um brilho levemente metálico. Peças com esse acabamento podem ser usadas em cozinhas e em salas de jantar;
     
  • Laca fosca: ideais para móveis menos brilhantes já que deixam a superfície com cerca de 20% de brilho;

  • Laca acetinada: indicadas para móveis de brilho médio, pois apresentam cerca de 40 % de brilho;

  • Laca brilhante: devem ser usadas em móveis para quartos ou para a sala de estar que apresentam brilho de até 100%;

  • Laca gofrato: torna a superfície mais grosseira fazendo com que se assemelhe a fórmica. É bastante resistente, durável e fácil de ser limpa, por isso é comumente usada em cozinhas, banheiros, tampos de mesa, portas e marcos.

Laca Nitro

A laca Nitro é menos resistente e deve ser usada em projetos de móveis com vida útil mais reduzida como peças de mobiliário que compõem a decoração de um quarto infantil, por exemplo.

Como laquear móveis?

Uma marceneira preparando uma peça para laquear móveis.
Móveis laqueados podem ser usados em diversos ambientes da casa, como salas de estar, quartos e escritórios. Transmitem um ar de refinamento, deixando a decoração harmônica.

A seguir explicaremos como laquear móveis, da escolha da peça até o polimento:

1. Separe os materiais para laquear móveis

Para o laqueamento de móveis, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Lixa média (número 80) e uma lixa fina (número 120 ou 140);
  • Pincéis de fibras naturais de diferentes espessuras;
  • Rolo ou compressor, que será usado na aplicação;
  • Um pano limpo e macio;
  • A laca de preferência;
  • Primer ou selador.

Lembrando que você pode encontrar todos esses itens e muito mais na loja de marcenaria e bricolagem da Leo Madeiras!

2. Selecione a peça que será laqueada

O próximo passo para laquear móveis é escolher qual peça renovar. Algumas sugestões, são:

  • Mesas de centro ou laterais;
     
  • Racks e painéis de parede;
     
  • Bases de mesas ou de sofás;

  • Armários. 

Em geral, móveis de madeira que precisam ser restaurados ou peças que precisam de uma cara nova são os preferidos para laqueação de móveis. 

Lembre-se de observar se a peça está bem conservada, ou seja, não exibe manchas, trincas ou rachaduras.

3. Prepare a peça que será laqueada

Os móveis laqueados podem ser combinados com as demais peças que compõem a decoração do ambiente. A preparação para a laqueação de móveis deve seguir os seguintes passos:

  • Com o auxílio de um pano limpo e úmido limpe toda a superfície do móvel. Repita o processo até garantir que a peça esteja completamente limpa;
  • Espere secar completamente e, em seguida, lixe toda a superfície com o auxílio de uma lixa média (número 80). Faça movimentos de vai e vem até que toda a peça esteja uniforme. Para um acabamento mais liso, utilize a lixa extrafina (número 140), lixando minuciosamente;
  • Limpe toda a superfície com o auxílio de um pano seco ou do aspirador de pó;

Ao final de todo o processo, queremos teremos um móvel com uma superfície bastante uniforme. Por isso, nessa etapa, é importante que qualquer falha, como rachaduras, ou pequenas quebras sejam reparadas. 

É recomendável que você cubra esses espaços com pasta de madeira, ou massa corrida, deixando-as secar. Em seguida, lixe bem até conseguir uma superfície uniforme. Para um resultado perfeito, você pode passar a massa por todo o móvel. 

4. Aplique o selador

O primer tem o objetivo de preparar a peça para o acabamento. O selador primer evita que a superfície de um móvel absorva muita tinta. Além disso, o produto preenche as imperfeições do móvel, deixando-o ainda mais uniforme.

Nesta etapa, você vai utilizar o pincel limpo e seco para passar o produto por toda a superfície da peça. Espere secar e lixe todo o móvel novamente com o auxílio de uma lixa fina. Lembrando que esse procedimento requer cuidado para não remover o produto.

5. Pinte toda a superfície da peça

Na etapa de pintura, é preciso escolher a tinta para laquear móveis em seu projeto. Muitos marceneiros optam pela tinta spray por ser mais fácil e rápida de aplicar. Se esse é o seu caso, faça a aplicação em um local ventilado e não deixe de usar equipamentos de proteção individual durante a aplicação.

Tintas acetinadas também oferecem um excelente resultado, fazendo com que o móvel se destaque nos mais diferentes estilos de decoração. Antes da aplicação, cubra as partes que não serão pintadas com jornal e fita crepe. Além disso, espalhe jornais ou revistas pelo chão e pela parede, para não sujá-las.

Aplique a tinta por toda a superfície com o auxílio de um pincel limpo e seco. Para uma aplicação mais uniforme, use o rolo ou o compressor, fazendo movimentos uniformes na mesma direção.

Aguarde a primeira demão secar antes de passar a segunda camada e leia o rótulo para saber quanto tempo esperar entre uma demão e outra.

Cuidados com móveis laqueados

Móveis laqueados exigem alguns cuidados especiais:

  • Para limpar as peças, use uma solução de detergente neutro e água. Espalhe por toda a superfície com o auxílio de um pano macio e úmido. Não use produtos químicos ou abrasivos;
  • Em móveis de uso frequente como mesas, armários e escrivaninhas é indicado utilizar tampos de vidro ou acrílico para proteger a superfície;
  • Móveis e peças laqueadas não podem ser expostas ao sol, por isso prefira colocar esses itens na decoração dos ambientes internos;
  • No caso de cadeiras, o ideal é que os pés não sejam laqueados já que estão mais propenso a impactos. O mesmo vale para mesas de centro e mesas de jantar.
Um marceneiro laqueando uma peça de madeira.
A laqueação de móveis é uma das principais práticas de restauração de móveis e é uma demanda que pode aparecer com frequência entre as necessidades dos clientes.

Esperamos que tenha gostado de saber como laquear móveis e peças de madeira, em geral. Com os produtos certos, você alcançará resultados ainda mais incríveis em seus projetos.

Conhece algum outro método? Compartilhe com a gente nos comentários! Agora, que tal conferir um tutorial para montagem de pergolados e exemplos de modelos incríveis?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.