

Obras, reformas e construções civis envolvem muitos processos, como a quebra de paredes, materiais de diferentes espessuras e estruturas duras, por exemplo. Por falta de conhecimento, no entanto, muitos profissionais utilizam ferramentas inadequadas, gerando riscos para a própria saúde e para a qualidade da obra. Por isso, é importante saber como escolher um bom martelete.
Você sabe o que é essa ferramenta, quais são os principais tipos e quando ela deve ser usada? Reunimos as principais informações logo abaixo com o intuito de esclarecer suas principais dúvidas sobre o assunto. Então, acompanhe a leitura!
Os marteletes são pequenas britadeiras que servem para cinzelar, quebrar e demolir paredes de tijolos, colunas de pedra e concreto, superfícies de cerâmicas, entre outros.
Sua finalidade pode ser confundida com a de uma furadeira, no entanto, os marteletes conseguem absorver um número maior de impactos, além de serem mais fortes. Por esse motivo, são recomendados para atividades mais pesadas.
Ou seja, a furadeira é desenvolvida para perfurar, enquanto o martelete serve para quebrar e demolir. Veja quais são os principais tipos!
Trata-se do modelo mais potente desse tipo de ferramenta. É apropriado para demolições em geral, especialmente para vigas, lajes, concreto, pisos, asfaltos e demais. Um ponto relevante é que ele é classificado pelo peso, assim, quanto mais pesado, mais potente e indicado para demolir ele é.
É o martelete usado para perfurar os mais variados materiais, como aço, madeira, concreto e pedra. Nesse caso, ele conta com o auxílio de brocas.
É o tipo de martelete usado para romper metalurgias, fundições, estaleiros e reformas. Varia conforme o peso e a potência. Alguns modelos também podem ser utilizados em serviços mais pesados.
É um modelo diferente dos demais, levando em conta que tem uma aplicação especializada. É recomendado para rebites e para retirar pontos de solda, além de remover tintas, realizar cortes, entre outros.
É muito comum que alguns profissionais utilizem a furadeira elétrica para realizar uma função que deveria ser do martelete.
Contudo, é importante entender que as duas ferramentas apresentam diferenças importantes. Os marteletes são mais robustos e causam bastante impacto, sendo direcionados para o uso profissional. No entanto, eles são utilizados somente para romper concretos e demais estruturas, a não ser que um adaptador seja adquirido para usar outras brocas.
Já no caso da furadeira, é uma ferramenta aplicável em vários tipos de situações, seja por motivos profissionais, industriais ou hobbies. Nesse caso, o que vai contribuir para a eficiência do equipamento é a broca, tendo em vista que cada uma delas tem um tipo de aplicação, por exemplo: madeira, concreto, alvenaria e demais. Alguns profissionais também usam a ferramenta para realizar esculturas de materiais determinados.
Outra questão é que as furadeiras são mais conhecidas e procuradas no mercado. No entanto, comprá-las também é uma escolha que requer cuidados, considerando que várias opções, marcas e funcionalidades podem ser encontradas.
Nos dias atuais, é possível encontrar modelos com função reversível, ou seja, que são usadas para retirar a broca de maneira mais simples do furo que acaba de ser realizado. Muitas pessoas, porém, acabam usando essa função como parafusadeira, o que não é indicado, levando em conta que a furadeira não possibilita o controle do torque e gera o risco de espanar o parafuso.
Antes de escolher um martelete para comprar, é importante considerar alguns pontos importantes. Isso porque cada modelo dessa ferramenta tem uma função específica. Além disso, existem várias opções de martelete com potências diferentes.
Portanto, o mais adequado ao escolher marteletes é considerar o tipo de serviço, o tamanho da obra e a potência necessária. Por exemplo, os profissionais que realizam demolições frequentemente necessitam de um rompedor e um demolidor.
Agora, quem precisa somente realizar furos mais profundos em vários tipos de materiais, seja para ajudar na demolição ou fazer reparos, pode optar por um martelete mais simples e menos potente.
Existem algumas dicas que podem ser aplicadas para que o martelete seja utilizado com total segurança. A seguir, veja algumas delas:
Conseguiu entender um pouco mais sobre o martelete? Conhecer o assunto é importante, já que com essas informações você vai conseguir identificar o momento adequado para usar a ferramenta, fazer a escolha do melhor modelo conforme a demanda e, assim, realizar um serviço bem-feito e de qualidade.
Quer adquirir as melhores ferramentas? Então, conheça o nosso site ou visite uma de nossas lojas para conferir nossos produtos e diferenciais!
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.