O que é e como escolher um bom martelete?6 min leitura
As obras, reformas e construções civis envolvem muitos processos, entre eles, a quebra de paredes, materiais de várias espessuras e demais estruturas, na maioria dos casos, bastante duras. O problema é que, por falta de conhecimento, muitos profissionais utilizam as ferramentas inadequadas, gerando riscos para a própria saúde, bem como para a qualidade da obra. Sendo assim, é necessário entender melhor como funcionam os marteletes.
Você sabe o que é essa ferramenta, quais os seus tipos e quando deve ser usada? Continue a leitura para esclarecer suas principais dúvidas sobre o assunto. Confira!
O que é martelete e para que serve?
Os marteletes são pequenas britadeiras que servem para cinzelar, quebrar e demolir paredes de tijolos, colunas de pedra e concreto, superfícies de cerâmicas, entre outros.
Seu objetivo pode ser confundido com o de uma furadeira, no entanto, os marteletes conseguem absorver um número maior de impactos, além de serem mais fortes, sendo recomendados para atividades mais pesadas. Ou seja, a furadeira é desenvolvida para quebrar, enquanto o martelete serve para quebrar e demolir. Veja quais são os principais tipos!
Martelete demolidor
Trata-se do tipo mais potente desse tipo de ferramenta. É o modelo apropriado para demolições em geral, ideal para vigas, lajes, concreto, pisos, asfaltos e demais. Um ponto relevante é que ele é classificado por seu peso, assim, quanto mais pesado, mais potente e indicado é para demolir.
Martelete perfurador
É o martelete usado para perfurar os mais variados materiais, como aço, madeira, concreto e pedra. Nesse caso, ele conta com a ajuda de brocas.
Martelete rompedor
É o tipo de martelete usado para romper metalurgias, fundições, estaleiros e reformas. Vai variar conforme o seu peso e potência. Alguns modelos também podem ser utilizados em serviços mais pesados.
Martelete rebarbador
É um modelo diferente dos demais, levando em conta que tem uma aplicação especializada. É recomendado para rebites e para retirar pontos de solda, além de remover tintas, realizar cortes, retirar pontos, entre outros.
Qual a diferença entre um martelete e uma furadeira?
É muito comum que alguns profissionais utilizem a furadeira elétrica para realizar uma função que deveria ser do martelete.
Contudo, é importante entender que as duas ferramentas apresentam suas diferenças e funcionalidades. Os marteletes são mais robustos e causam bastante impacto, sendo direcionados para o uso profissional. No entanto, eles são utilizados somente para romper concretos e demais estruturas, a não ser que um adaptador seja adquirido para usar outras brocas.
Já no caso da furadeira, é uma ferramenta aplicável em vários tipos de situações, seja por motivos profissionais, industriais e hobbies. Nesse caso, o que vai contribuir para a eficiência do equipamento é a broca, tendo em vista que cada uma delas tem um tipo de aplicação, por exemplo, madeira, concreto, alvenaria e demais. Alguns profissionais também usam a ferramenta para realizar esculturas de materiais determinados.
Outra questão é que as furadeiras são mais conhecidas e buscadas no mercado. Contudo, comprá-las também é uma escolha que requer cuidados, considerando que várias opções, marcas e funcionalidades podem ser encontradas.
Nos dias atuais, é possível encontrar modelos com função reversível, ou seja, que são usadas para retirar a broca de maneira mais simples do furo que acaba de ser realizado. No entanto, muitas pessoas acabam usando essa função para usar a ferramenta como parafusadeira, o que não é indicado, levando em conta que com a furadeira não é possível ter o controle do torque, gerando o risco de espanar o parafuso e, com isso, furar o material.
Como escolher o melhor martelete para comprar?
Antes de escolher um martelete para comprar, é importante considerar alguns pontos importantes. Isso porque cada tipo dessa ferramenta tem sua função específica. No entanto, dentro de cada modelo, existem várias opções com potências diferentes.
Sendo assim, o mais adequado é dar preferência aos marteletes considerando o serviço, o tamanho da obra e a potência. Por exemplo, os profissionais que realizam demolições frequentemente necessitam de um rompedor e de um demolidor.
Agora, quem precisa somente realizar furos mais profundos em vários tipos de materiais, seja para ajudar na demolição ou para fazer reparos, pode optar por um martelete mais simples e menos potente.
Como utilizar o martelete com segurança?
Existem algumas dicas que podem ser aplicadas para que o martelete possa ser usado com total segurança. A seguir, veja algumas delas:
- evite fazer o pré-furo. Essa ação, apesar de comum, dificulta a exata centralização da broca e afeta a estabilidade da ferramenta. Isso pode gerar risco à segurança de quem está manuseando o equipamento;
- quando realizar a troca de broca dos marteletes, o ideal é utilizar graxa para lubrificação;
- não se esqueça de que martelete e furadeira são ferramentas diferentes. Então, não use a broca de um no outro;
- tenha atenção ao manusear a ferramenta. Antes de ligá-la, averigue se está tudo bem ajustado e funcionando;
- sempre que for perfurar estruturas, analise se existe a chance de encontrar canos de esgoto, de água, tubos de gás, rede elétrica, entre outros. Ou seja, veja se o serviço está sendo executado no lugar certo. A perfuração desses locais pode causar acidentes;
- para usar a ferramenta do tipo demolidor, é necessário contar com algum equipamento de proteção individual, por exemplo, óculos, luvas, protetor auricular, capacetes e demais itens indispensáveis para qualquer serviço na obra;
- não é preciso colocar força para utilizar o martelete. Dessa forma, deixe que a ferramenta realize o trabalho. Faça somente uma pequena pressão no equipamento, já que o excesso de força não vai agilizar o serviço, pelo contrário, pode reduzir o seu rendimento;
- quando a ferramenta estiver ligada, toda a atenção precisa estar voltada para ela.
Conseguiu entender um pouco mais sobre o martelete? Conhecer o assunto é importante, já que com essas informações você vai conseguir identificar o momento adequado para usar a ferramenta, fazer a escolha do tipo mais adequado conforme a demanda e, dessa forma, realizar um serviço bem-feito e de qualidade.
Quer adquirir as melhores ferramentas? Então, entre em contato com a gente e conheça nossos produtos e seus diferenciais!