Tipos de puxadores: como escolher o modelo ideal para cada trabalho?10 min leitura
Não sabe qual dos tipos de puxadores escolher para o seu projeto de móveis sob medida?
Os puxadores são um componente essencial de um projeto de marcenaria e podem ser encontrados nos mais diversos ambientes de uma casa, como cozinhas, banheiros, quartos ou salas de jantar.
Apresentam uma enorme variedade de formas e estilos, desde os tradicionais usados em móveis de madeira maciça, até os de design contemporâneo, usados em projetos de escritórios e cozinhas modernas.
Para escolher o puxador ideal para o seu projeto, é preciso observar o design da peça, a decoração do ambiente e, ainda, como o móvel será usado. Além disso, é preciso estar atento aos outros tipos de metal que compõem o ambiente.
Ficou interessado no assunto? No post de hoje vamos explicar como escolher o tipo de puxador ideal para o seu projeto e o que observar ao fazer essa escolha.
Vamos lá? Acompanhe abaixo!
Como escolher tipos de puxadores para o seu projeto?
Ao escolher o puxador ideal para o seu projeto é preciso observar o design do seu móvel e escolher um modelo que destaque as suas linhas e cortes.
Por isso, escolha sempre o puxador que pode tornar o seu projeto mais bonito e interessante. Além disso, é preciso observar alguns pontos:
1. Em qual ambiente o puxador ficará?
Antes de escolher qual será o ideal entre os tipos de puxadores para o seu projeto de marcenaria, será preciso observar onde o móvel ficará. Como você sabe, os puxadores usados em cozinhas e banheiros são muito diferentes dos usados em quartos ou nas salas de estar.
Puxadores usados na cozinha devem exibir linhas retas e, de preferência, precisam ser fabricados com materiais pouco porosos, que facilitem a limpeza do dia a dia.
Já os puxadores de quartos e salas de estar podem ser de materiais orgânicos e mais sofisticados como madeira ou até mesmo couro, exibindo detalhes que tornem o móvel esteticamente mais agradável. Nesses espaços, também é possível usar puxadores de ferro ou puxadores cromados.
Ao escolher entre os tipos de puxadores, também é preciso observar como o móvel será usado. Os móveis da cozinha e do banheiro, por exemplo, são usados durante todo o dia, por isso devem contar com puxadores resistentes e que sejam, ao mesmo tempo, fáceis de usar.
Já os móveis da sala de estar, geralmente, são usados poucas vezes durante o dia e, por isso, podem exibir puxadores esteticamente mais elegantes e atraentes.
2. Qual é o design do seu móvel?
O estilo contemporâneo é muito popular em projetos de móveis para cozinha e exibe um design simples e elegante. Esse estilo, geralmente, apresenta o mesmo tipo de puxador em cada item presente na decoração, o que cria uma aparência inteligente e coerente em todo o espaço.
Já o estilo clássico pode misturar diferentes tipos de puxadores, como o reto e o de botão em um mesmo móvel, o que tornará o projeto mais bonito e ousado.
3. Qual acabamento escolher?
É possível encontrar tipos de puxadores em diferentes acabamentos. A escolha dependerá do design do móvel e da decoração do espaço onde ele será usado.
Existem modelos de aço escovado, ferro fundido, couro e até mesmo os adornados com acabamento antique. Com toda essa variedade, é possível criar variações modernas e inusitadas para o seu projeto de marcenaria. Tudo isso, por meio de combinações de cores, texturas e materiais.
Modelos e tipos de puxadores
Puxadores para móveis são capazes de renovar o ambiente. Embora sejam pequenas, essas peças são capazes de remodelar a aparência de um móvel, tornando-o mais moderno, sofisticado e elegante.Vai reformar um móvel antigo? Ao trocar o puxador, será possível modernizá-lo e destacar o seu design único.
Claro, também é possível usar diferentes tipos de puxadores para dar um toque divertido a decoração de um espaço. Ao usar puxadores com formatos diferentes, como heróis, desenhos ou caveiras, é possível criar peças únicas para quartos de crianças e adolescentes, por exemplo.
Preste atenção ao formato
Além de diferentes materiais e texturas, os puxadores exibem diferentes formatos, que devem ser escolhidos de acordo com o material e o acabamento do seu móvel sob medida.
Um modelo ideal deve combinar com a decoração de cada espaço, o que tornará o ambiente muito mais harmônico e sofisticado. Os principais tipos de puxadores são:
Perfil de cava
Você conhece o perfil cava? O modelo usinado em móveis de madeira ou MDF permite criar peças originais, com design marcante.
Puxador de embutir
Muito comum em portas de correr e em gavetas, o puxador de embutir pode ser usado em diversos ambientes como salas, dormitórios e até mesmo em escritórios. É um modelo ideal para projetos de móveis de linhas retas ou cortes geométricos.
No entanto, a pega desse modelo de puxador não é muito prática e, por isso, seu uso é indicado para móveis de uso pouco constante. Uma dica sobre a instalação dos puxadores embutidos é sempre verificar se a peça escolhida não é mais profunda que a porta do móvel.
Puxador de alumínio
Os móveis que apresentam puxadores de alumínio exibem uma aparência limpa e moderna. O modelo é ideal para projetos de marcenaria que exibem portas basculantes, de giro ou de correr, além ficarem ótimos em gavetas.
Entre os tipos de puxadores, o modelo de alumínio, por ser muito leve, durável e resistente, é comumente usado em projetos de cozinhas, banheiros e lavanderias.
Uma informação interessante é que existem diferentes perfis puxadores de alumínio. A Leo trabalha com modelos super atuais e inovadores, que atendem tanto projetos de móveis convencionais quanto os mais contemporâneos. Os modelos mais encontrados são:
- Perfis puxadores que ocupam toda a extensão da porta e exibem acabamento fosco ou brilhante, além de cores variadas.
- Perfis puxadores que ocupam uma pequena parte da superfície externa da peça. Por serem muito discretos, são usados na execução de projetos que incluam portas de vidro ou espelhos.
Puxadores do tipo botão
Você com certeza já usou esse modelo de puxador em alguns dos seus projetos, não é mesmo?
Puxadores do tipo botão são comuns e fáceis de instalar. Geralmente, são fixados na porta de um gabinete ou na frente de uma gaveta por meio de um único parafuso.
Podem ser encontradas em uma imensa variedade de materiais, como:
- Latão;
- Zinco;
- Aço inoxidável;
- Bronze;
- Prata;
- E muito mais.
Além disso, ainda é possível encontrar maçanetas do tipo botão feitas de materiais como mármore, pedra e até mesmo de cerâmica.
Puxador de apoio
Entre os tipos de puxadores, os de alça são os mais conhecidos e versáteis. Você sabia que essa peça pode ser usada como adorno?
O puxador de apoio, geralmente, é usado em projetos que exibem portas basculantes ou portas de correr. O modelo também é muito usado em gavetas de cômodas e armários.
Um fato interessante é que muitos modelos de puxadores de alça são feitos de vidro ou cerâmica pintada a mão. Também é possível encontrar peças que exibem aplicações de couro, plástico ou tecido. Devido a sua praticidade são muito usados em projetos de salas e escritórios.
Quais tipos de puxadores escolher para cada ambiente?
Você já deve ter percebido que não basta apenas conhecer os modelos se eles não forem aplicados aos ambientes corretos, que podem destacá-los de verdade.
Aqui vão algumas dicas sobre os ambientes que podem valorizar os tipos de puxadores. Você pode repassá-las também aos seus clientes.
Sala de estar
Vai projetar um espaço moderno? Cores minimalistas, linhas elegantes e a ausência de enfeites são algumas das características mais comuns do design de móveis contemporâneos.
Projetos modernos, portanto, exigem puxadores de linhas simples.
Já móveis de estilo retrô podem exibir alguns tipos de puxadores coloridos ou enfeitados. É sempre bom lembrar que os puxadores de madeira ou de cobre também são boas opções.
Cozinha
Ao escolher o puxador que será usado no projeto de uma cozinha sob medida, é preciso considerar o acabamento das luminárias, pias, torneiras e dos utensílios que ficarão expostos sobre os móveis. Para garantir a harmonia do espaço não se deve exagerar na mistura de acabamentos metálicos.
Esses projetos devem prever puxadores fáceis de usar e de limpar, uma vez que esse ambiente exibe muitas gavetas e armários que serão usados constantemente.
Além disso, uma cozinha moderna pode exibir puxadores de alumínio ou de aço escovado, conferindo uma aparência elegante à decoração. Já puxadores de cobre são ideais para projetos de cozinha que exibam linhas orgânicas ou detalhes sinuosos.
Escritório
Não sabe qual puxador escolher para os móveis de um escritório?
Esse espaço precisa contar com modelos práticos, fáceis de manusear, robustos, duráveis e modernos, é claro.
Peças com acabamento em metal escovado, por exemplo, são capazes de oferecer a um escritório um visual simples, limpo e, ao mesmo tempo, elegante.
Quarto
Em contraste com o estilo moderno encontrado em cozinhas e salas de jantar, projetos de quarto podem exibir designs mais tradicionais ou românticos.Os puxadores presentes nesse espaço podem ser de madeira, aço, cobre ou até mesmo de vidro. Uma boa opção é apostar em puxadores com acabamento em estanho.
Ao escolher um puxador para o seu projeto de móveis sob medida, é preciso optar por peças bonitas e de alta qualidade. Além disso, deve-se considerar se o móvel será muito utilizado, o que exige puxadores mais resistentes.
Uma última dica! Se você deseja que os puxadores do seu móvel sejam, ao mesmo tempo, elegantes e confortáveis, nunca se esqueça de testá-los antes de usá-los em seu projeto.
Gostou de saber mais sobre os tipos de puxadores? Aproveite para conhecer o nosso portal e conferir vários puxadores!