Conheça o conceito de marcenaria moderna e saiba como funciona13 min leitura
Você sabe o que é marcenaria moderna? Já ouviu falar desse conceito?
Como você sabe, processos produtivos estão sempre se modernizando, se transformando. Ao contrário do que acontece em uma marcenaria tradicional na qual o marceneiro executa a maioria dos projetos manualmente, na marcenaria moderna o processo de produção é automatizado e focado em metodologias mais ágeis, o que garante a qualidade do produto final e a rapidez da entrega.
Além disso, uma marcenaria moderna conta com um bom software técnico, ferramenta capaz de gerar desenhos 3D e detalhamentos de todos os móveis que serão produzidos, com rapidez e eficiência em apenas alguns cliques.
Esse modelo de marcenaria é uma forma de garantir que a sua empresa permaneça relevante no mercado moveleiro atraindo e fidelizando cada vez mais clientes.
Ficou interessado no assunto? Nesse post vamos explicar melhor esse conceito e dar dicas de como modernizar a sua marcenaria. Vamos lá? Boa leitura!
O que é uma marcenaria moderna?
Uma marcenaria moderna produz móveis com design exclusivo, capazes de se adequar às diferentes necessidades dos clientes. O que torna uma marcenaria mais eficiente na coordenação de seus projetos é principalmente o foco na automação do processo produtivo.
Além disso, esse modelo de empresa é capaz de personalizar o atendimento e produzir móveis sob medida de acordo com o desejo de cada cliente.
Essa forma de projetar móveis se apoia em 3 pilares principais:
- Softwares capazes de detalhar minuciosamente os projetos que serão executados exibindo o desenho 3D, cortes e locais onde cada peça deve ser parafusada. Essa ferramenta é capaz de enviar o detalhamento técnico diretamente para as máquinas da linha de produção, que iniciam imediatamente a fabricação.
- Automação do fluxo de trabalho no que se refere ao design e divisão de tarefas entre as pessoas envolvidas no processo. Essa metodologia de trabalho eficiente une os três pilares nos quais uma marcenaria moderna se sustenta.
- Máquinas e ferramentas modernas como dobradeiras, coladeiras, parafusadeiras e furadeiras automáticas capazes de executar com perfeição projetos mais elaborados de design contemporâneo.
Em uma marcenaria moderna, o marceneiro pode desenhar todo o projeto com o apoio de um software como o AutoCAD ou o SolidWorks, visualizar o desenho 3D, elaborar o detalhamento técnico e gerar um orçamento para um cliente em poucos minutos, otimizando todo o processo.
Quais as vantagens de investir em uma marcenaria moderna?
1. Processo de construção ágil
Em uma marcenaria moderna é possível enviar o desenho 3D do projeto para o cliente em poucos minutos, por e-mail ou mensagem de celular. Além disso, por meio de ferramentas de gestão, dá para visualizar a lista de todos os materiais que serão utilizados no projeto e o orçamento total. É fácil e rápido!
Em um processo moderno de fabricação, o detalhamento técnico do projeto é feito através de um software e, após ser finalizado, os planos de corte são enviados diretamente para a produção. Isso permite que um móvel fique pronto em apenas alguns minutos, além de ser possível imprimir pequenas mudanças em tempo real, caso seja necessário.
2. Redução de custos
Em uma marcenaria convencional, o marceneiro acumula várias funções: precisa desenhar o móvel, fazer todo o detalhamento técnico (o que inclui todas as vistas da peça), montar o memorial descritivo e fechar o orçamento com o cliente; também precisa comprar todo o material que será usado no projeto. Todo esse é processo é muito demorado.
Quando todos os passos da execução do projeto se concentram em uma única pessoa, ele está sujeito a falhas que podem atrasar a finalização do móvel. Isso tornará o produto final mais caro, pois o tempo gasto deve ser compensado no preço do produto.
Já em uma marcenaria moderna, todo o processo é coordenado por um software que permite uma rápida concepção do projeto. Essa ferramenta também define a quantidade exata de material que precisa ser comprada e envia o detalhamento diretamente para a produção, sem interferência humana. Isso torna o processo mais rápido, mais eficiente e, é claro, mais barato.
3. Melhor aproveitamento do material
Deseja construir móveis sem nenhum desperdício de material? Para isso é preciso ter um bom plano de corte, não é mesmo?
Quando feito corretamente, o plano de corte permite o aproveitamento de todo o painel de madeira, graças às informações geradas pelo software e enviadas para a seccionadora. Esse detalhamento define quantas unidades de diferentes móveis podem ser cortadas na mesma peça, evitando perdas.
4. Montagem facilitada
Uma marcenaria não seria moderna se não contasse com um processo de montagem rápido e eficiente. Para facilitar essa etapa da produção, as peças cortadas devem exibir etiquetas que orientam com exatidão o modo como elas devem ser coladas e montadas, tornando o processo muito mais ágil.
5. Facilidade na hora de montar o orçamento
Em uma marcenaria tradicional, montar o orçamento é um trabalho árduo: é preciso elaborar todo o detalhamento técnico do projeto e verificar o preço de todo o material antes de montar o orçamento. Nada mais desanimador, não é mesmo?
Já em uma marcenaria moderna, é possível gerar o orçamento de um projeto instantaneamente a partir da estimativa dos materiais que serão utilizados no projeto.
6. Maquinário enxuto e moderno
Não é preciso investir em muitas máquinas para se modernizar, bastam três: uma seccionadora, uma coladeira automática e um centro de usinagem.
Uma marcenaria moderna também precisa de um software específico para o setor, que conte com uma ampla biblioteca 3D pronta e configurável, uma calculadora que exiba toda a lista de materiais que serão usados no projeto e uma biblioteca homologada segundo o processo de fabricação.
Além disso, tudo o que foi desenvolvido no ambiente 3D do software precisa estar integrado com o maquinário da sua marcenaria.
7. Agilidade na hora de montar o projeto
Projetar todo o móvel por meio de um software permitirá visualizar as medidas exatas do móvel, assim como o projeto em 3D, o que ajuda a evitar erros e a otimizar todo o processo produtivo.
Como você deve ter percebido, a modernização de uma marcenaria depende em grande parte do uso de softwares específicos. Portanto, é essencial contar com o apoio de um profissional capacitado que saiba utilizar essa ferramenta com precisão.
Além de agilizar o processo produtivo, um software específico para o setor moveleiro torna o atendimento mais personalizado e permite modificar o projeto com mais rapidez. Isso fará com que os seus clientes se sintam bem atendidos e satisfeitos.
8. Torna a gestão mais eficiente
Uma empresa moderna deve ser bem organizada, o que é possível por meio de um processo de gestão ágil e eficiente. Em uma marcenaria moderna todos os setores devem ser integrados e auxiliados por softwares que facilitem a gestão da empresa.
Marcenaria moderna x Marcenaria tradicional
Ao contrário do que acontece com outros materiais usados para a produção de móveis, a madeira pode ser usada em praticamente qualquer ambiente de uma casa, seja em um espaço rústico ou moderno.
A versatilidade da madeira ainda permite sua utilização em áreas externas, uma vez que, quando é tratada para resistir à força de outros elementos, pode se transformar em móveis ideais para jardins, áreas de lazer ou varandas.
Isso faz com que os móveis de madeira sejam sempre muito procurados no mercado, o que torna o setor da fabricação de móveis tão estável e lucrativo. No entanto, esse segmento do mercado moveleiro se mostra cada dia mais competitivo.
Por isso, investir em processos produtivos mais modernos é fundamental para garantir que uma empresa permaneça viva e relevante no mercado. Uma marcenaria moderna exibe um fluxo de produção enxuto e eficiente aliado a ferramentas tecnológicas de ponta como softwares de automação e de gestão.
Como você sabe, processos mais modernos são mais simplificados e ágeis devido às ferramentas de automação, como as máquinas de usinagem. Além disso, processos mais enxutos diminuem o tempo de produção, diminuindo também o custo final dos produtos.
Já em uma marcenaria tradicional tudo funciona de maneira bem diferente: o marceneiro acumula todas as atividades, desde o detalhamento técnico do móvel, que geralmente é feito a mão, até a montagem final do produto.
Esse é um processo demorado que resulta em perda de matéria-prima e demanda muito tempo, o que aumenta consideravelmente o custo final do produto.
É verdade que a marcenaria tradicional produz móveis bonitos e duradouros, mas o setor precisa se modernizar para atender a demanda crescente do mercado, atrair e conquistar cada vez mais clientes. A marcenaria moderna permite agilizar o processo de produção, além de fornecer um melhor aproveitamento de material e reduzir custos.
Além disso, ela pode tornar a gestão mais eficiente e fazer com que sua empresa conte com um maquinário enxuto e eficiente.
Como usar as mídias sociais em uma marcenaria moderna
Com as mídias sociais, as formas de divulgação das marcenarias está mudando. Através das redes sociais, marcenarias, ou mesmo profissionais autônomos, conseguem divulgar seus trabalhos, receber orçamentos e maximizar o alcance do bom e velho boca a boca!
No entanto, se você acha que o gerenciamento de uma página comercial, seja no facebook ou em qualquer outra rede social, é a mesma coisa que um perfil pessoal, está enganado.
É preciso pensar em uma série de fatores, como:
- A linguagem utilizada está adequada para conversar com meu cliente?
- Os conteúdos que estou compartilhando fazem sentido de acordo com o perfil de quem quero atingir?
- Consigo analisar todas as minhas ações nas redes para entender o que está gerando um melhor retorno?
A sua marcenaria precisa ser encontrada na internet
Existem uma série de estratégias para ser encontrado, mas nenhuma delas vai funcionar se a sua marcenaria estiver escondida. Para que você comece a adequar o seu negócio, é preciso que a sua empresa seja notada.
Estar presente nas redes sociais que os seus clientes frequentam é fundamental. Para cada uma das redes, há métricas e adequações específicas. Será preciso desenvolver suas estratégias em 3 passos:
- Definir quem é o público-alvo da sua marcenaria e qual a linguagem adequada para conversar com ele.
- Elaborar um calendário de publicações, para alimentar as suas redes sociais com bons conteúdos e com frequência.
- Pensar em um objetivo para a campanha, seja interagir com o seu cliente para torná-lo mais próximo, alcançar novas pessoas ou até mesmo impulsionar as vendas.
Lembrando que, se não for possível elaborar um calendário, ou ter uma pessoa dedicada às redes sociais, crie o hábito de postar seus trabalhos – tanto durante o processo de confecção, quanto depois de pronto.
Conteúdos como vídeos que mostram o processo de fabricação de móveis e projetos criativos atraem muitas pessoas que se interessam pelo tema e ajudam o seu perfil a ser divulgado.
Afinal, não basta publicar apenas uma vez. É preciso ter uma conta ativa!
Por isso, aqui vão algumas dicas sobre como você pode utilizar as redes sociais e se destacar com a sua marcenaria moderna:
Instagram para marcenaria
O Instagram é uma das melhores redes sociais para solidificar a face da sua empresa no mundo digital. Você pode divulgar a sua marcenaria e interagir com seus clientes de maneiras divertidas, seja com uma publicação no feed ou pelo Instagram stories com:
- Fotos e vídeos;
- Lives;
- Hashtags;
- Sorteios e promoções;
- Enquetes e perguntas.
É um espaço perfeito para apresentar o seu trabalho e os seus projetos, seja uma bela foto de um móvel pronto ou até mesmo um vídeo que apresente toda a transição de montagem.
Com o instagram para marcenaria, você pode até mesmo entrar em contato com influenciadores locais, que podem visitar a sua marcenaria e divulgarem o seu trabalho com um alcance ainda maior.
Facebook para marcenaria
O Facebook é a maior rede social do mundo. Não é nem preciso dizer porque a sua marcenaria deve estar ali também, certo?
Com a sua página criada, assim como no Instagram, é preciso ter uma estratégia bem definida. É preciso trabalhar, produzindo conteúdos que engajem os seus clientes de verdade, como:
- Promoções;
- Dicas;
- Projetos;
- Novidades.
Fazer um bom marketing pelo Facebook é uma das melhores opções para conseguir um bom resultado em divulgação.
Ainda assim, como você deve ter percebido, trabalhar com o marketing de uma marcenaria moderna, vai precisar de muito planejamento. Será preciso inovar sempre, trazendo coisas diferentes e que chamam a atenção do seu cliente.
Uma outra coisa interessante, é que tanto no Instagram, quanto no Facebook, é possível monitorar em tempo real os resultados dos seus conteúdos e acessar relatórios estatísticos para analisá-los como desejar.
Além dessas, existem muitas outras redes sociais para explorar e interagir com as pessoas de diferentes formas. Com um bom conhecimento adequado do seu público-alvo, você poderá divulgar a sua marcenaria, segmentar o melhor conteúdo possível para engajar os seus clientes e aumentar consideravelmente suas vendas.
Agora que você já sabe como funciona uma marcenaria moderna, que tal conhecer o catálogo da Leo Madeiras e modernizar a sua marcenaria agora mesmo?