Madeiras para bricolagem: simplifique seus projetos DIY3 min leitura
É adepto da bricolagem e gosta de realizar trabalhos de marcenaria sem recorrer a um profissional? Então fique por aqui para conhecer as principais madeiras para bricolagem e acertar nas suas próximas escolhas. Elas oferecem boa qualidade e ótimo custo-benefício para que você alcance os resultados que deseja nos seus projetos pessoais. Vamos lá?
Você também pode ouvir o conteúdo enquanto realiza outras tarefas do dia a dia. Clique no play e aproveite!
Qual madeira utilizar em projetos de bricolagem?
Ao procurar por madeira para realizar um projeto DIY, você vai encontrar uma infinidade de tipos, formatos, tamanhos e particularidades. Essas propriedades interferem não apenas no valor do produto, mas também na estética das peças, nas possibilidades de uso e em outros fatores.
No caso da bricolagem, algumas madeiras ganharam popularidade nos últimos anos, tanto pela versatilidade quanto pelo custo-benefício. Além disso, possuem boa resistência e são fáceis de manusear. Conheça a seguir três das madeiras mais indicadas para esse tipo de projeto e saiba um pouco mais sobre cada uma delas.
Pinus
Devido à sua leveza, a madeira pinus tornou-se uma escolha bastante comum para a fabricação de embalagens, móveis e outras estruturas. De coloração clara, suavemente amarelada, é um material que aceita diversos tipos de acabamento, mas também pode ser utilizado de forma natural, exibindo as características originais.
Por ser uma opção econômica, versátil e maleável, tornou-se uma das preferidas para projetos de bricolagem. No entanto, você deve se certificar de tratá-la corretamente, pois a resistência contra o ataque de insetos e fungos é mais baixa que a de outras madeiras de maior densidade, ok?
Eucalipto
A madeira eucalipto, por sua vez, apresenta alta densidade e, consequentemente, ótima resistência natural ao ataque de fungos e insetos. Assim como a pinus e a cedrinho, é uma madeira de reflorestamento e, portanto, uma opção ambientalmente amigável.
Com uma coloração que pode variar de tons claros a médios, combina com uma infinidade de cores e padrões, além de aceitar diversos acabamentos. Por fim, oferece uma excelente durabilidade, o que a torna ideal para a fabricação de mobiliários, objetos decorativos, estruturas diversas e muito mais.
Cedrinho
A madeira cedrinho possui coloração suavemente avermelhada, baixa densidade e textura média a grossa. Assim como as madeiras acima, é fácil de serrar, lixar e aplainar, o que reduz o tempo de trabalho e simplifica os processos.
Sem o tratamento recomendado, a madeira de cedrinho fica suscetível ao ataque de fungos e insetos. Lembre-se, portanto, de dar o acabamento mais adequado às suas peças para evitar que isso ocorra e danifique o material.
Onde comprar madeiras para bricolagem?
Se você tem dúvidas sobre onde comprar madeira para os seus projetos de bricolagem, saiba que as madeireiras e lojas de insumos para marcenaria, como a Leo Madeiras, certamente terão o que você precisa. É possível visitar uma loja física, a fim de conferir os detalhes de perto, ou comprar online, visto que muitas delas já oferecem essa alternativa.
Lembre-se apenas de conferir as especificações do fabricante com o intuito de adquirir o material mais indicado para o seu projeto. Gostou de saber mais sobre as madeiras para bricolagem? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais e deixe o seu comentário contando qual é o próximo assunto que você gostaria de ver por aqui. Até logo!