Laquear móveis: aprenda a melhor forma de fazer!9 min leitura
Laquear móveis é a prática que os torna mais atraentes e arrojadas. Afinal, ao laquear madeira, é possível acrescentar uma cor especial, aproximando a peça ao estilo desejado, seja algo mais clássico ou contemporâneo.
Armários laqueados, por exemplo, são frequentemente usados em cozinhas e em salas de jantar, adicionando a esses ambientes um toque moderno. Já em móveis para quarto, como camas e estantes, conseguimos um efeito diferente, com um ambiente mais confortável e acolhedor.
Quer saber mais sobre o assunto e aprender o jeito certo de laquear móveis?
A seguir, vamos explicar mais sobre o que é laca, suas origens e como conservar móveis laqueados por muito mais tempo.
Boa leitura!
O que é laca?
Antes de saber como laquear móveis, precisamos falar um pouco sobre o que é laca. Portanto, aqui vai uma curiosidade interessante:
A laca é praticamente um verniz natural, utilizado nas províncias do norte da China, por volta do século IV a.C. Assim como outros acabamentos, é feito de plantas anacardiáceas, uma família de árvores frutíferas muito popular em países tropicais.
Importado do Oriente, o material teve grande destaque na França do século XVII, onde passou a ocupar um lugar de destaque na arquitetura e em projetos de móveis que eram exibidos nos mais diversos ambientes.
A laca é um material resistente e durável. Superfícies laqueadas permanecem como novas durante anos, sem amarelar ou desbotar, o que é característico de outros tipos de acabamento, como verniz ou poliuretano.
Laquear móveis permite criar peças e objetos de madeira de aspecto sofisticado, que exibem superfície lisa e sem imperfeições.
O que é laqueamento?
O laqueamento de móveis consiste no processo de revesti-los com laca, tornando os móveis laqueados mais resistentes e duráveis. Isso acontece porque o material é mais espesso que a tinta que o envolve (ou que os vernizes tradicionais), sendo capaz de proteger superfícies com bastante eficiência.
Além da madeira, a laca pode ser aplicada em metais, vidros, concreto e em móveis de fórmica, MDF ou MDP.
Assim, a técnica pode ser utilizada em diversas áreas, indo muito além do uso em móveis, como peças de decoração, quadros, nichos e assim por diante.
Quais são os tipos de laca?
Existem dois tipos de Laca, a PU e a Nitro. Entre as diferenças existentes entre elas, podemos destacar o tempo que a tinta permanece no móvel. Entenda as particularidades de cada uma:
Laca PU
A laca PU é mais resistente, o que a torna ideal para móveis usados por longos períodos, como:
- Mesas;
- Bases de cadeira;
- Escrivaninhas.
Para laquear móveis com acabamentos em PU, é possível escolher entre seus subtipos:
- Laca lisa: capazes de tornar as superfícies uniformes, sem quaisquer imperfeições;
- Laca texturizada: são porosas, o que as torna ideais para cadeiras e mesas de centro;
- Laca metalizada: remetem a um metal polido, oferecendo a peça um brilho levemente metálico. Peças com esse acabamento podem ser usadas em cozinhas e em salas de jantar;
- Laca fosca: ideais para móveis menos brilhantes já que deixam a superfície com cerca de 20% de brilho;
- Laca acetinada: indicadas para móveis de brilho médio, pois apresentam cerca de 40 % de brilho;
- Laca brilhante: devem ser usadas em móveis para quartos ou para a sala de estar que apresentam brilho de até 100%;
- Laca gofrato: torna a superfície mais grosseira fazendo com que se assemelhe a fórmica. É bastante resistente, durável e fácil de ser limpa, por isso é comumente usada em cozinhas, banheiros, tampos de mesa, portas e marcos.
Laca Nitro
A laca Nitro é menos resistente e deve ser usada em projetos de móveis com vida útil mais reduzida como peças de mobiliário que compõem a decoração de um quarto infantil, por exemplo.
Como laquear móveis?
A seguir explicaremos como laquear móveis, da escolha da peça até o polimento:
1. Separe os materiais para laquear móveis
Para o laqueamento de móveis, você vai precisar dos seguintes materiais:
- Lixa média (número 80) e uma lixa fina (número 120 ou 140);
- Pincéis de fibras naturais de diferentes espessuras;
- Rolo ou compressor, que será usado na aplicação;
- Um pano limpo e macio;
- A laca de preferência;
- Primer ou selador.
Lembrando que você pode encontrar todos esses itens e muito mais na loja de marcenaria e bricolagem da Leo Madeiras!
2. Selecione a peça que será laqueada
O próximo passo para laquear móveis é escolher qual peça renovar. Algumas sugestões, são:
- Mesas de centro ou laterais;
- Racks e painéis de parede;
- Bases de mesas ou de sofás;
- Armários.
Em geral, móveis de madeira que precisam ser restaurados ou peças que precisam de uma cara nova são os preferidos para laqueação de móveis.
Lembre-se de observar se a peça está bem conservada, ou seja, não exibe manchas, trincas ou rachaduras.
3. Prepare a peça que será laqueada
Os móveis laqueados podem ser combinados com as demais peças que compõem a decoração do ambiente. A preparação para a laqueação de móveis deve seguir os seguintes passos:
- Com o auxílio de um pano limpo e úmido limpe toda a superfície do móvel. Repita o processo até garantir que a peça esteja completamente limpa;
- Espere secar completamente e, em seguida, lixe toda a superfície com o auxílio de uma lixa média (número 80). Faça movimentos de vai e vem até que toda a peça esteja uniforme. Para um acabamento mais liso, utilize a lixa extrafina (número 140), lixando minuciosamente;
- Limpe toda a superfície com o auxílio de um pano seco ou do aspirador de pó;
Ao final de todo o processo, queremos teremos um móvel com uma superfície bastante uniforme. Por isso, nessa etapa, é importante que qualquer falha, como rachaduras, ou pequenas quebras sejam reparadas.
É recomendável que você cubra esses espaços com pasta de madeira, ou massa corrida, deixando-as secar. Em seguida, lixe bem até conseguir uma superfície uniforme. Para um resultado perfeito, você pode passar a massa por todo o móvel.
4. Aplique o selador
O primer tem o objetivo de preparar a peça para o acabamento. O selador primer evita que a superfície de um móvel absorva muita tinta. Além disso, o produto preenche as imperfeições do móvel, deixando-o ainda mais uniforme.
Nesta etapa, você vai utilizar o pincel limpo e seco para passar o produto por toda a superfície da peça. Espere secar e lixe todo o móvel novamente com o auxílio de uma lixa fina. Lembrando que esse procedimento requer cuidado para não remover o produto.
5. Pinte toda a superfície da peça
Na etapa de pintura, é preciso escolher a tinta para laquear móveis em seu projeto. Muitos marceneiros optam pela tinta spray por ser mais fácil e rápida de aplicar. Se esse é o seu caso, faça a aplicação em um local ventilado e não deixe de usar equipamentos de proteção individual durante a aplicação.
Tintas acetinadas também oferecem um excelente resultado, fazendo com que o móvel se destaque nos mais diferentes estilos de decoração. Antes da aplicação, cubra as partes que não serão pintadas com jornal e fita crepe. Além disso, espalhe jornais ou revistas pelo chão e pela parede, para não sujá-las.
Aplique a tinta por toda a superfície com o auxílio de um pincel limpo e seco. Para uma aplicação mais uniforme, use o rolo ou o compressor, fazendo movimentos uniformes na mesma direção.
Aguarde a primeira demão secar antes de passar a segunda camada e leia o rótulo para saber quanto tempo esperar entre uma demão e outra.
Cuidados com móveis laqueados
Móveis laqueados exigem alguns cuidados especiais:
- Para limpar as peças, use uma solução de detergente neutro e água. Espalhe por toda a superfície com o auxílio de um pano macio e úmido. Não use produtos químicos ou abrasivos;
- Em móveis de uso frequente como mesas, armários e escrivaninhas é indicado utilizar tampos de vidro ou acrílico para proteger a superfície;
- Móveis e peças laqueadas não podem ser expostas ao sol, por isso prefira colocar esses itens na decoração dos ambientes internos;
- No caso de cadeiras, o ideal é que os pés não sejam laqueados já que estão mais propenso a impactos. O mesmo vale para mesas de centro e mesas de jantar.
Esperamos que tenha gostado de saber como laquear móveis e peças de madeira, em geral. Com os produtos certos, você alcançará resultados ainda mais incríveis em seus projetos.
Conhece algum outro método? Compartilhe com a gente nos comentários! Agora, que tal conferir um tutorial para montagem de pergolados e exemplos de modelos incríveis?