

No universo da marcenaria profissional, há ferramentas que são indispensáveis. É o caso, por exemplo, da esmerilhadeira. Eficiente na realização de cortes, desbastes, lixamentos e polimentos, essa ferramenta elétrica oferece performance, versatilidade, qualidade nos acabamentos e muito mais. Continue a leitura para descobrir tudo o que você deve saber sobre o assunto!
Antes de mais nada, a esmerilhadeira é uma ferramenta elétrica portátil que realiza cortes, desbastes, lixamentos e polimentos em diferentes materiais. Você também pode encontrá-la no mercado como rebarbadora ou retificadora.
Embora dependa de uma fonte de energia elétrica para funcionar, é um equipamento leve e compacto que pode ser transportado com facilidade. É utilizada, principalmente, em trabalhos com madeira ou metal e possibilita a troca de discos, de acordo com as necessidades do profissional.
Atualmente, você encontra três tipos de esmerilhadeira no mercado: angular, reta ou pneumática. A seguir, saiba um pouco mais sobre elas.
O modelo angular é um dos mais comuns em marcenarias, apresentando um disco perpendicular ao corpo do equipamento. É possível utilizar esse tipo de esmerilhadeira em tarefas de corte e desbaste de metais, remoção de rebarbas e polimento de superfícies.
Já a esmerilhadeira reta possui, como característica principal, um disco paralelo ao corpo da ferramenta. Esse formato permite que o operador trabalhe em superfícies planas e difíceis de acessar para realizar lixamento ou polimento.
Ferramentas pneumáticas funcionam conectadas a um compressor de ar, apresentando maior controle e potência. Por isso, esse modelo de esmerilhadeira é mais comum em ambientes industriais ou empresas que possuem alta demanda. É ideal para atividades contínuas e pesadas.
Se você tem dúvidas de que a esmerilhadeira é uma boa aquisição para a sua marcenaria, saiba que há uma série de tarefas em que o equipamento pode ser muito útil. A seguir, listamos as principais aplicações para que você conheça as possibilidades que essa ferramenta oferece para o seu dia a dia.
Se você deseja alcançar os melhores resultados a fim de surpreender os seus clientes com móveis impecáveis, essa é uma ferramenta obrigatória na sua área de trabalho. Abaixo, confira dicas de como escolher o modelo mais adequado para as suas necessidades.
Existem algumas especificações técnicas que você deve observar com atenção antes de fazer a sua escolha. Afinal, essa decisão pode afetar diretamente a sua produtividade dentro da marcenaria. Então, confira quais são os aspectos mais importantes que você precisa avaliar em uma esmerilhadeira para fazer uma compra certeira!
Se você precisa de um equipamento de alta performance para atender a todas as demandas, escolha o modelo de maior potência. Esmerilhadeiras mais potentes são ideais para trabalhos pesados e contínuos na marcenaria.
É muito importante que a ferramenta possibilite o ajuste de velocidade de acordo com a tarefa. Afinal, cada material se comporta de uma maneira. Enquanto, em alguns trabalhos, a rotação mais lenta gera resultados mais satisfatórios, outros pedem uma rotação mais acelerada.
Priorize modelos ergonômicos de esmerilhadeira, pois isso fará toda a diferença no seu dia a dia. É comum que profissionais de marcenaria utilizem a ferramenta por um longo período. Dessa forma, é imprescindível que o equipamento tenha um design confortável.
O uso de ferramentas exige cuidado e atenção do operador a todo momento. Além de utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs), é essencial que os equipamentos contenham recursos de segurança, como a proteção contra reinícios, por exemplo.
Agora que compartilhamos com você todos os detalhes sobre a esmerilhadeira, o que acha de conferir os modelos disponíveis no site da Leo Madeiras? Se preferir, você também pode visitar a Leo mais próxima de você. Continue acompanhando as publicações do blog da Leo para ficar por dentro de tudo o que acontece no universo da marcenaria e da bricolagem!
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.