Esmerilhadeira: tudo o que você deve saber sobre a ferramenta4 min leitura

No universo da marcenaria profissional, há ferramentas que são indispensáveis. É o caso, por exemplo, da esmerilhadeira. Eficiente na realização de cortes, desbastes, lixamentos e polimentos, essa ferramenta elétrica oferece performance, versatilidade, qualidade nos acabamentos e muito mais. Continue a leitura para descobrir tudo o que você deve saber sobre o assunto!

Esmerilhadeira: o que é?

Antes de mais nada, a esmerilhadeira é uma ferramenta elétrica portátil que realiza cortes, desbastes, lixamentos e polimentos em diferentes materiais. Você também pode encontrá-la no mercado como rebarbadora ou retificadora.

Embora dependa de uma fonte de energia elétrica para funcionar, é um equipamento leve e compacto que pode ser transportado com facilidade. É utilizada, principalmente, em trabalhos com madeira ou metal e possibilita a troca de discos, de acordo com as necessidades do profissional.

Principais tipos de esmerilhadeira

Atualmente, você encontra três tipos de esmerilhadeira no mercado: angular, reta ou pneumática. A seguir, saiba um pouco mais sobre elas.

Esmerilhadeira angular

O modelo angular é um dos mais comuns em marcenarias, apresentando um disco perpendicular ao corpo do equipamento. É possível utilizar esse tipo de esmerilhadeira em tarefas de corte e desbaste de metais, remoção de rebarbas e polimento de superfícies.

Esmerilhadeira reta

Já a esmerilhadeira reta possui, como característica principal, um disco paralelo ao corpo da ferramenta. Esse formato permite que o operador trabalhe em superfícies planas e difíceis de acessar para realizar lixamento ou polimento.

Esmerilhadeira pneumática

Ferramentas pneumáticas funcionam conectadas a um compressor de ar, apresentando maior controle e potência. Por isso, esse modelo de esmerilhadeira é mais comum em ambientes industriais ou empresas que possuem alta demanda. É ideal para atividades contínuas e pesadas.

Aplicações da esmerilhadeira na marcenaria

Se você tem dúvidas de que a esmerilhadeira é uma boa aquisição para a sua marcenaria, saiba que há uma série de tarefas em que o equipamento pode ser muito útil. A seguir, listamos as principais aplicações para que você conheça as possibilidades que essa ferramenta oferece para o seu dia a dia.

  • Acabamento em peças de madeira: para aprimorar a qualidade do acabamento das peças de madeira, você pode utilizar a esmerilhadeira com a função de lixar ou polir as superfícies.
  • Corte de perfis e tubos de metal: sem dúvida, esse tipo de equipamento é um grande aliado na realização de cortes em perfis de alumínio, tubos metálicos e outros metais presentes em projetos de móveis.
  • Desbaste em materiais metálicos: experimente usar a ferramenta na remoção de rebarbas e outras imperfeições presentes em superfícies metálicas, especialmente após o corte, a fim de garantir um acabamento limpo.

Se você deseja alcançar os melhores resultados a fim de surpreender os seus clientes com móveis impecáveis, essa é uma ferramenta obrigatória na sua área de trabalho. Abaixo, confira dicas de como escolher o modelo mais adequado para as suas necessidades.

O que considerar ao comprar uma esmerilhadeira?

Existem algumas especificações técnicas que você deve observar com atenção antes de fazer a sua escolha. Afinal, essa decisão pode afetar diretamente a sua produtividade dentro da marcenaria. Então, confira quais são os aspectos mais importantes que você precisa avaliar em uma esmerilhadeira para fazer uma compra certeira!

Verifique a potência da ferramenta

Se você precisa de um equipamento de alta performance para atender a todas as demandas, escolha o modelo de maior potência. Esmerilhadeiras mais potentes são ideais para trabalhos pesados e contínuos na marcenaria.

Cheque as opções de velocidade

É muito importante que a ferramenta possibilite o ajuste de velocidade de acordo com a tarefa. Afinal, cada material se comporta de uma maneira. Enquanto, em alguns trabalhos, a rotação mais lenta gera resultados mais satisfatórios, outros pedem uma rotação mais acelerada.

Atente-se à ergonomia do modelo

Priorize modelos ergonômicos de esmerilhadeira, pois isso fará toda a diferença no seu dia a dia. É comum que profissionais de marcenaria utilizem a ferramenta por um longo período. Dessa forma, é imprescindível que o equipamento tenha um design confortável.

Avalie os recursos de proteção e segurança

O uso de ferramentas exige cuidado e atenção do operador a todo momento. Além de utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs), é essencial que os equipamentos contenham recursos de segurança, como a proteção contra reinícios, por exemplo.

Agora que compartilhamos com você todos os detalhes sobre a esmerilhadeira, o que acha de conferir os modelos disponíveis no site da Leo Madeiras? Se preferir, você também pode visitar a Leo mais próxima de você. Continue acompanhando as publicações do blog da Leo para ficar por dentro de tudo o que acontece no universo da marcenaria e da bricolagem!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.