Estratégias de venda: 7 dicas práticas para melhorar suas negociações5 min leitura

Atrair novos consumidores e estreitar o relacionamento com clientes são fatores importantes para o sucesso da sua marcenaria, com toda a certeza. No entanto, ter conhecimento de estratégias de venda simples e eficientes também é fundamental. Quer negociar projetos com mais confiança e agilidade no dia a dia para ver os ganhos do seu negócio aumentarem? Então, acompanhe o conteúdo a seguir!

estratégias de venda dicas práticas para fechar mais negócios e aumentas os ganhos da marcenaria

7 estratégias de venda para colocar em prática na marcenaria

1. Evidencie o alto nível de personalização dos projetos

Sem dúvida, ao procurar uma marcenaria para realizar um projeto de móveis planejados, as pessoas buscam soluções personalizadas que atendam a necessidades específicas.

Quanto mais possibilidades de personalização a sua empresa oferecer, portanto, maior será a chance de um potencial cliente fechar negócios com você.

Em um projeto de móveis sob medida, por exemplo, o consumidor pode escolher desde a matéria-prima – como a madeira, o compensado, o MDF ou o MDP – até as ferragens e outros acabamentos.

2. Destaque a qualidade das peças produzidas

Há diversas maneiras de ressaltar a qualidade das peças produzidas na sua marcenaria. Em primeiro lugar, faça a atualização do seu portfólio sempre que concluir um novo projeto.

Você também pode registrar em fotos ou vídeos diferentes etapas da fabricação, como a compra dos materiais, o corte das chapas, a montagem dos móveis e muito mais.

Se puder, peça para clientes mais antigos gravarem depoimentos sobre os projetos que já realizaram com você, destacando a resistência, a durabilidade e demais atributos positivos.

3. Utilize redes sociais para divulgar seus trabalhos

Seja qual for o seu público, marcar presença nas redes sociais é indispensável para o sucesso dos negócios nos dias de hoje.

Para as marcenarias, principalmente, o Instagram e o Pinterest podem ser uma excelente vitrine para os seus projetos de móveis. Experimente publicar imagens com foco no designe no acabamento das peças.

Já o TikTok e o YouTube podem ser excelentes aliados quando o assunto é conteúdo em vídeo. Você pode compartilhar, por exemplo, todas as etapas de fabricação de um projeto. Isso, com toda a certeza, aumentará o interesse e a confiança de potenciais clientes no seu trabalho!

4. Envie orçamentos com agilidade e clareza

A precificação de um projeto de móveis sob medida pode ser um verdadeiro desafio, mesmo para os profissionais mais experientes. Contudo, já existem diversas ferramentas que simplificam essa tarefa.

Uma delas é o LeoMob, uma plataforma desenvolvida para facilitar a rotina de trabalho na marcenaria. Com ela, é possível visualizar o custo dos materiais e o preço de venda na hora!

É muito importante, porém, ter transparência quanto aos custos de produção do seu projeto. Esclareça todas as dúvidas do seu cliente e especifique todos os itens que compõem o orçamento, ok?

5. Faça parcerias com outros profissionais

No universo da marcenaria, estabelecer conexões e parcerias sólidas é uma excelente maneira de alcançar mais pessoas e, como resultado, alavancar as suas vendas.

Entre em contato com arquitetos e designers de interiores para apresentar a sua marcenaria. Eles podem atuar como um canal de divulgação do seu trabalho, indicando a sua empresa para diferentes clientes.

Lojas de decoração ou de materiais para construção também podem se revelar ótimas parcerias, uma vez que têm tudo a ver com o setor de marcenaria e podem gerar recomendações valiosas.

6. Invista na experiência do cliente

O foco da experiência do cliente está nas impressões e percepções do consumidor sobre determinada marca ou empresa depois de uma interação. Embora pareça simples, definir uma boa estratégia de customer experience para o seu público é fundamental.

Afinal, a experiência do cliente não envolve apenas o momento de compra, mas toda a jornada do consumidor, desde o primeiro contato até o pós-venda. Para isso, tenha em mente estes três pilares: esforço, emocional e sucesso.

Uma dica importante, nesse sentido, é: certifique-se de que a entrega e a montagem dos móveis da sua marcenaria aconteça de maneira rápida e eficiente. Além disso, incentive clientes a compartilharem depoimentos sobre os serviços prestados a fim de consolidar a reputação do seu negócio.

7. Marque presença em eventos do setor

Feiras, workshops, exposições e outros eventos do setor de marcenaria dão mais visibilidade ao seu negócio e podem despertar o interesse de potenciais clientes. Logo, as chances de atrair novos consumidores e fechar mais negócios são altas.

Se preferir, reúna outros profissionais da região e organize encontros sazonais para apresentar trabalhos, realizar oficinas, dar palestras, entre outras atividades. Essa também é uma maneira efetiva de atrair mais olhares para o sua empresa e aumentar os seus ganhos.

Gostou do conteúdo sobre estratégias de venda? Lembre-se de compartilhar nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam tudo sobre o assunto e comente: qual das estratégias acima você já aplica na sua marcenaria? Queremos saber. Até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.