Transportador de chapas: aumente a sua produtividade3 min leitura
O transportador de chapas para marcenaria é um equipamento desenvolvido para simplificar o manuseio e o transporte de chapas de madeira ou materiais similares dentro da área de trabalho. Com ele, você ganha mais agilidade e praticidade para movimentar placas de diferentes dimensões entre um ponto e outro. Quer saber mais? Então continue a leitura até o final!
Experimente ouvir o conteúdo enquanto realiza outras atividades. Clique no play e aproveite!
O que é o transportador de chapas e para que serve?
Como falamos anteriormente, o transportador de chapas é um equipamento utilizado para movimentar chapas de madeira ou de outros materiais entre diferentes pontos. Possui um design que facilita o encaixe e distribui o peso das chapas, reduzindo o esforço aplicado pelo profissional durante a tarefa. Além disso, é comum que o transportador apresente dispositivos de regulagem para eventuais ajustes.
Equipado com rodízios na parte inferior, o transportador de chapas facilita a locomoção de diferentes tipos de placa, como: MDF, MDP, compensado, OSB, madeira maciça, entre outros. Ou seja, esse modelo de equipamento é essencial para otimizar o trabalho, aumentar a produtividade e garantir a segurança dos trabalhadores ao lidar com chapas de grandes dimensões, pesadas e volumosas.
Principais características do transportador de chapas
Possui uma estrutura reforçada
Os transportadores são fabricados em materiais resistentes, como o aço, para suportar o peso das chapas. O modelo TC.3000, da Maksiwa, por exemplo, possui capacidade para 115 kg de carga.
Apresenta rodízios na base
Transportadores de chapa são equipados com rodízios na base, o que facilita a movimentação do equipamento na área de trabalho.
Conta com dispositivos de regulagem
A maioria dos modelos disponíveis no mercado permite que o usuário ajuste a altura e o ângulo do suporte para facilitar o manuseio das chapas.
Possui design ergonômico
A estrutura do transportador foi projetada com o intuito de reduzir os esforços e evitar lesões, assegurando que a tarefa seja realizada de forma eficiente e segura.
Além disso, alguns transportadores de chapa contam com uma superfície de apoio antiderrapante, impedindo que as chapas se movimentem durante o deslocamento no espaço de trabalho. Outros modelos apresentam, ainda, mecanismo de elevação e amortecedores.
Vale a pena ter um transportador de chapas na marcenaria?
Sem dúvida, o transportador de chapas descomplica o dia a dia de marceneiros e marceneiras que optam por utilizar o equipamento.
Quando falamos em marcenarias de médio ou grande porte, principalmente, esse tipo de transportador pode ter um impacto significativo na produtividade da equipe. Afinal, ao permitir o deslocamento de várias chapas de uma única vez, ele otimiza processos e reduz o tempo de trabalho.
Se você tem dúvidas sobre investir nesse equipamento para a sua marcenaria, avalie as demandas do seu negócio. Além disso, considere os tipos de projeto que realiza com maior frequência. Você trabalha com chapas de grandes dimensões? Qual é o volume de chapas que precisa deslocar por dia?
Depois de realizar essas reflexões, você certamente terá mais clareza e saberá dizer se o transportador de chapas é um bom investimento para o seu negócio. Lembre-se de conferir os modelos disponíveis no site da Leo Madeiras e as especificações de cada um a fim de tomar a melhor decisão.
Esperamos que este artigo tenha sido útil e ajude a sua marcenaria a alcançar resultados cada vez mais incríveis. Até a próxima!