

O compressor de ar é um equipamento super versátil que, sem dúvida, pode assumir diferentes papéis na marcenaria, tornando o cotidiano de trabalho muito mais ágil e eficiente. Contudo, encontrar o modelo certo exige bastante atenção. Listamos abaixo quais são os fatores essenciais que você deve avaliar na hora de comprar um compressor de ar a fim de obter a performance e os resultados esperados.
O que acha de ouvir o conteúdo enquanto realiza outras tarefas? Aperte o play e aproveite!
Montamos esta lista com o intuito de ajudar você a encontrar o modelo ideal de compressor de ar para as suas atividades na marcenaria. Sendo assim, se você está pensando em adquirir o equipamento nas próximas semanas ou meses, leia o conteúdo até o final. Lembre-se de salvar a página nos seus favoritos para consultar novamente quando precisar, ok?
Antes de tudo, é muito importante que você defina qual é a finalidade de uso do compressor de ar. Esse é o primeiro passo em direção à escolha certa, visto que cada modelo possui características específicas que cumprem determinadas tarefas com mais eficiência.
Em uma marcenaria, por exemplo, é comum a utilização do pinador pneumático, uma das ferramentas que exige a utilização de um compressor de ar. Você também pode usar o equipamento para envernizar ou pintar superfícies de madeira. Portanto, verifique se as recomendações do fabricante estão de acordo com as suas necessidades diárias.
É essencial que você tenha em mente as particularidades de cada tarefa na hora de comprar um compressor de ar para a marcenaria. Os modelos disponíveis no mercado oferecem diferentes configurações de pressão e vazão, o que interfere diretamente nos resultados das atividades.
Além disso, avalie também as especificações das suas ferramentas pneumáticas e as suas demandas em tarefas que exigem o uso do compressor de ar. Caso contrário, é possível que o desempenho do equipamento fique abaixo das suas expectativas.
Você vai encontrar tanques com diferentes capacidades de armazenagem, como 100 ou 200 litros. Por isso, na hora de decidir pelo melhor modelo, é fundamental considerar as demandas de trabalho com o compressor de ar.
Caso o uso do equipamento na sua rotina seja relativamente baixo, um tanque menor certamente atenderá ao que precisa. Já tanques maiores podem fornecer uma reserva de ar, permitindo o uso mais prolongado.
Para profissionais que realizam muitos trabalhos externos, sem dúvida, contar com equipamentos portáteis é essencial. Se esse é o seu caso, verifique se o equipamento escolhido é suficientemente leve e fácil de transportar entre um lugar e outro.
Em algumas situações, o modelo de compressor de ar pode acompanhar alças e rodas, o que torna o transporte ainda mais simples e prático. Agora, se a sua intenção é utilizar a máquina apenas na marcenaria, é provável que este fator não seja tão relevante para a escolha.
Ao comparar os modelos disponíveis no mercado, considere o nível de ruído que o compressor de ar emite. Se o ambiente onde você trabalha com mais frequência é fechado ou compartilhado, quanto mais silencioso o equipamento, melhor para o conforto e o bem-estar de todos.
Além disso, a exposição prolongada a ruídos muito altos podem prejudicar a audição do operador. Por esse motivo, seja qual for o modelo de compressor, utilize todos os equipamentos de proteção individual (EPI) recomendados na marcenaria, como o protetor auditivo.
Enquanto os filtros de ar garantem um ambiente mais limpo e seguro para os colaboradores, os botões de regulagem de pressão ampliam o leque de usos do compressor de ar, visto que tornam as aplicações mais flexíveis. Verifique se o modelo escolhido conta com esses recursos para facilitar a sua rotina de trabalho.
O investimento inicial é apenas um dos aspectos que você deve avaliar ao analisar o custo-benefício de um compressor de ar. Isso porque os custos de manutenção e operação também devem ser considerados no seu orçamento a longo prazo.
Nesse momento, você precisa ter clareza sobre as suas necessidades em relação a um compressor de ar. Modelos mais robustos, por exemplo, exigem um investimento mais alto e são perfeitos para marcenarias de médio ou grande porte com alta demanda. Se esse não é o seu caso, é possível que um equipamento mais simples e econômico seja suficiente para as suas atividades.
Reserve um tempo para pesquisar e ler as avaliações de outros usuários sobre os modelos de compressor, com um olhar criterioso para aspectos como durabilidade e eficiência. Desse modo, você reduzirá consideravelmente o risco de se decepcionar com a compra ao longo do tempo.
Avaliar a reputação da marca é igualmente importante, tanto em relação à qualidade dos produtos comercializados quanto ao compromisso com o consumidor. Assim, caso o equipamento apresente um problema que necessite de suporte, por exemplo, você não ficará desamparado.
Confira a voltagem do modelo de compressor de ar que você escolheu antes de concluir a compra para evitar transtornos. Caso contrário, você não conseguirá utilizá-lo e ficará sem aparelho até realizar a troca do equipamento.
Para quem viaja a trabalho e, muitas vezes, precisa lidar com as diferenças existentes entre as regiões, um compressor de ar bivolt pode ser uma ótima solução. A compatibilidade entre o equipamento e a fonte de alimentação disponível assegura o bom funcionamento do aparelho e a segurança do usuário.
Por fim, atente-se às recomendações do fornecedor quanto à manutenção do equipamento. Considere não apenas a frequência dos cuidados periódicos, mas também a disponibilidade de uma assistência técnica especializada da marca. A ausência desse tipo de serviço pode dificultar bastante o acesso a peças para substituição ou aos serviços de conserto.
Se você gostou deste conteúdo sobre compressor de ar e ficou curioso para conhecer alguns modelos, visite o site da Leo Madeiras. Antes de ir, deixe um comentário contando se as dicas acima foram úteis para você, combinado? Dessa forma, podemos trazer mais conteúdos assim para o nosso blog. Até a próxima!
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.