Colas para artesanato: conheça os 7 principais tipos6 min leitura
Quem trabalha com artesanato sabe que é essencial escolher uma boa cola para realizar trabalhos de qualidade. Se você é artesão ou artesã, precisa identificar o produto ideal para cada material a fim de obter os melhores resultados. Conheça a seguir os 7 principais tipos de cola para artesanato!
A cola certa possibilita que todos os detalhes fiquem perfeitos e evita que as pequenas peças se desgrudem ao longo do tempo. No artesanato, cada tipo de material exige uma cola específica para que os itens durem mais, assim como em projetos DIY ou profissionais.
Há produtos específicos para borracha, corda, tecido, pedrarias, entre outros. Por esse motivo, é interessante entender como escolher a cola correta impacta diretamente no acabamento das peças.
Neste post, vamos explicar os principais tipos de produtos existentes no mercado. Quer saber mais sobre as colas para artesanato? Continue a leitura!
Por que as colas para artesanato são importantes?
É fundamental fazer uma boa escolha ao comprar a cola para montar suas peças de artesanato com excelência. As colas têm propriedades adesivas e mantêm peças unidas por meio de seus polímeros sintéticos ou naturais.
Alguns produtos podem ser mais resistentes, enquanto outros são mais rápidos ou fixam com mais eficiência. Decidir qual é o produto ideal para impedir que o seu trabalho se desmanche facilmente dependerá do porte do projeto e dos tipos de materiais que compõem a peça.
Confira as principais colas utilizadas em artesanato
Cada tipo de cola tem a sua própria especificidade e composição para facilitar a aderência de alguns materiais. Por exemplo, a E600 é uma versão brasileira capaz de colar com precisão aqueles materiais com maior grau de dificuldade de colagem: vidros, plásticos, acrílicos, borrachas e metais. Veja a seguir outros tipos de colas bastante populares!
1. Cola branca extra
A cola branca extra é atóxica, lavável e semelhante à escolar, contudo, serve para executar projetos domésticos. O produto pode ser utilizado para encadernação artesanal, decoupage, massa de biscuit e outros trabalhos envolvendo álbuns ou cadernos capa dura. Ele cola papel, materiais porosos, cortiça e várias modalidades de tecidos.
Trata-se de uma opção barata que tem bom rendimento e pode servir para impermeabilizar materiais. Depois de secar, o produto fica brilhante e transparente. A secagem é lenta e pode levar até 4 horas para que o processo seja finalizado. Essa cola não é indicada para artesanatos ou peças que ficarão em áreas externas ou serão lavadas.
2. Cola quente
O melhor produto para colar feltro é a cola quente, que promove a aderência instantânea de diversos materiais. Ele serve para colar rapidamente acrílicos, plástico, renda, EVA e tecidos. Entre as suas principais vantagens estão a sua secagem instantânea, a aderência no feltro ou cortiça e a sua aderência em praticamente todas as modalidades de matéria-prima.
A cola quente não perde a propriedade adesiva no decorrer do tempo e pode substituir a costura tradicional temporariamente. Ao utilizá-la, preste atenção para evitar que os seus fiapos permaneçam sobre as peças de artesanato. Não é aconselhável que esse produto seja manuseado por crianças porque ele atinge temperaturas elevadas e pode causar queimaduras.
3. Cola spray
Colas spray são muito fáceis de usar, agilizando a vida dos decoradores de festas e de artesãos. Esse tipo de cola pode ser encontrado na versão reposicionável ou permanente e ser aplicada em tecidos, papéis, metais e outras superfícies que exigem precisão e rapidez. O produto tem bom rendimento e alto desempenho.
Outra vantagem da cola spray é que ela alcança áreas difíceis, não deixa resíduos, oferece aplicação limpa e transparência. É um produto simples de usar, tendo em vista que a sua embalagem dispensa a aplicação de outras ferramentas. Para fazer efeito, você precisa pressionar as partes que serão unidas durante 15 segundos.
4. Cola branca escolar
Essa é a cola mais conhecida por todos por ser vendida nas papelarias e largamente utilizada nas escolas. Ela serve para projetos não profissionais ou para uso caseiro. Cola tecidos não espessos e papéis como crepom, sulfite, seda, cartolina, kraft, entre outros. O produto é fácil de utilizar e já vem com um aplicador para dosar a quantidade desejada.
É uma cola fácil de encontrar, barata, lavável e atóxica. Em virtude disso, pode ser utilizada pelas crianças. Não é recomendada para fazer artesanatos profissionais, e o bico aplicador pode entupir com certa facilidade. Se for aplicada em grandes quantidades, pode manchar os papéis ou trabalhos feitos com o seu auxílio.
5. Cola permanente reposicionável
A cola permanente reposicionável conta com excelente aderência em feltro, madeira e tecidos. Além disso, pode ser usada nas tábuas de pintura de tecido para prender ou esticar o pano. Ela une também as camadas de tecido e feltro antes de serem quiltados ou costurados. A sua secagem leva em torno de 30 minutos.
Essa cola tem alta capacidade adesiva e forma uma liga resistente que favorece o reposicionamento dos materiais. O produto não fica amarelado com o tempo, é à prova d’água e forma uma película duradoura e transparente. Funciona como um adesivo, pois permite remover e prender novamente as peças, mas precisa ser utilizado em locais bem ventilados.
6. Cola de silicone
As colas de silicone podem ser usadas em isopor, EVA, tecidos sintéticos e feltro. O adesivo é muito utilizado para criar lembrancinhas em EVA, esculturas em isopor e finalizar detalhes decorativos. O produto permite posicionar recortes que não foram definitivamente costurados. Após a secagem, a cola forma uma liga resistente à água e muito forte.
É uma cola líquida, fácil de espalhar, com aparência incolor. Ela não deixa resíduos depois de secar e pode substituir perfeitamente a cola quente na realização de trabalhos. O seu bico possibilita a colagem de miudezas. Porém, ela demora para secar completamente, podendo levar até 24 horas para a sua secagem completa.
7. Cola universal
A cola universal une com alto desempenho e instantaneamente diversos materiais: renda, PVC, couro, papel, louça, vidro, borracha, madeira, tecido e muito mais. A sua secagem demora cerca de 5 minutos, e o produto é resistente a óleos e água. Não deixa resíduos e é completamente transparente, além de ter bico fino para colar peças pequenas.
Agora você já sabe quais são as principais colas para artesanato que existem à sua disposição no mercado! Escolha com cuidado a cola ideal para trabalhar com os seus projetos. A Leo Madeiras é uma distribuidora de insumos que trabalha com mais de 15 mil itens diferenciados. Essa parceira tem as melhores marcas de cola para oferecer.
Gostaria de saber um pouco mais sobre as colas para artesanato da Leo Madeiras? Acesse o site e confira os produtos disponíveis!