Tipos de martelo: principais modelos e aplicações7 min leitura
Escolher o martelo certo para realizar os seus projetos pode fazer toda a diferença nos resultados, mas você sabe como identificar o modelo ideal para você? É normal que a variedade disponível no mercado gere dúvidas sobre quais são os tipos de martelo e para que serve cada um deles. Para que você tenha clareza sobre a ferramenta que melhor atende às suas necessidades, preparamos este post.
A seguir, você vai conhecer os principais modelos de martelo, bem como as respectivas aplicações. Dessa maneira, você terá muito mais facilidade para distinguir qual é a melhor opção para cada atividade. Lembre-se de que o martelo adequado é capaz de aumentar a sua produtividade e elevar a qualidade do seu trabalho, dos projetos com madeira aos reparos domésticos. Aproveite o conteúdo!
Principais tipos de martelo e aplicações
Se você gosta de executar os seus trabalhos com perfeição, sabe que a escolha do martelo adequado é fundamental. Essa ferramenta manual teve um papel crucial na evolução da humanidade, tendo surgido no período pré-histórico. Feitos de pedra, de maneira bastante rudimentar, os martelos eram utilizados para tarefas básicas do dia a dia, como quebrar ossos, por exemplo.
Embora não exista um consenso sobre a origem exata do martelo, a importância que o objeto tem nos dias de hoje é inquestionável. Ao longo dos anos, a ferramenta passou por muitas transformações e atendeu a diferentes necessidades dentro da sociedade. Atualmente, os martelos são usados, principalmente, em construções, reformas e reparos, como você verá a seguir. Então, vamos lá?
Martelo Unha
Esse modelo está entre os tipos de martelo mais populares, com toda a certeza. Também conhecido como martelo de carpinteiro, o martelo unha é ideal para trabalhos em superfícies de madeira. No entanto, a versatilidade dessa ferramenta a torna uma ótima opção para várias outras tarefas, de pequenos reparos domésticos a projetos de bricolagem mais complexos.
É muito provável que você já tenha utilizado esse tipo de martelo ou até mesmo tenha um exemplar na sua caixa de ferramentas. Normalmente, é fabricado com um cabo resistente de madeira ou plástico e possui uma cabeça de metal, com uma extremidade em formato de “garra” – para remover pregos – e outra extremidade plana – para pregá-los.
Martelo de Borracha
Sem dúvida, um dos principais diferenciais desse tipo de martelo é a cabeça de borracha macia. Você pode usá-lo em atividades que exigem mais cuidado com as superfícies, a fim de evitar qualquer mancha, marca ou dano mais profundo. Por isso, o martelo de borracha é muito utilizado no assentamento de pisos de porcelanato, azulejos de cerâmica e similares.
Portanto, se você costuma trabalhar com materiais delicados nos seus projetos de bricolagem, esse modelo precisa fazer parte da sua coleção de ferramentas manuais. A maciez da borracha presente na cabeça desse martelo oferece a proteção e a precisão necessárias para dar um acabamento perfeito. Utilize-o, principalmente, na instalação de revestimentos.
Martelo de Ponta e Pá
Já o martelo de ponta e pá é especialmente comum entre profissionais da construção civil, como pedreiros e eletricistas. O principal diferencial está, mais uma vez, no formato da cabeça, que conta com uma face ponteira e uma face talhadeira. Embora não pareça, esse é um tipo de martelo muito versátil, que pode ser seu aliado em inúmeras atividades.
Enquanto eletricistas utilizam o modelo na realização de testes em postes de madeira, por exemplo, pedreiros usam a ferramenta para assentar tijolos, demolir superfícies, remover estruturas, entre outras tarefas. Por isso, se você adora realizar obras, reformas ou reparos, precisa ter um martelo desse tipo entre as suas ferramentas manuais.
Martelo Pena
Por sua vez, o martelo pena pode ser uma excelente aquisição para quem tem o costume de trabalhar com chapas de aço ou outros metais. Afinal, ele é amplamente utilizado para pregar e moldar esse tipo de material. Em oficinas mecânicas, por exemplo, é comum encontrar martelos desse modelo, que apresenta o tamanho e a resistência adequadas para esse tipo de atividade.
Também conhecido como martelo de unha reta, esse tipo de martelo possui a cabeça de material metálico – com uma face plana e outra similar a uma talhadeira – e cabo em madeira ou fibra de vidro, geralmente. Há inúmeros modelos e tamanhos no mercado, com diferentes composições. Portanto, lembre-se de conferir as indicações de cada fornecedor antes de fazer a sua compra!
Martelo Bola
No martelo bola, como o próprio nome indica, uma das extremidades da cabeça possui um formato esférico, enquanto a outra extremidade é plana. Presente tanto em canteiros de obra quanto em oficinas mecânicas e diversos outros ambientes profissionais, esse tipo de martelo é muito útil em tarefas com rebites e outros elementos metálicos.
Com o modelo em mãos, você também pode golpear formões e talhadeiras em projetos de marcenaria especialmente em tarefas de entalhe. Profissionais e entusiastas do DIY também costumam utilizar o martelo bola para modelar chapas metálicas flexíveis. Ou seja, é um martelo que atende às necessidades de diferentes ramos de atividade: serralheria, mecânica, carpintaria, marcenaria, artesanato, entre outros.
Outros tipos de martelo
Além dos modelos que reunimos acima, há uma variedade de tipos de martelo disponíveis no mercado, com diferentes tamanhos, formatos, materiais e finalidades. Conheça, logo abaixo, mais alguns deles!
- chapeador: comum em funilarias, é ideal para reparos na lataria de carros e similares;
- de forja: usado, principalmente, em atividades de forjamento (fabricação de peças diversas a partir de metais);
- de pedreiro: assemelha-se a uma talhadeira e é perfeito para trabalhos em alvenaria, especialmente no corte de tijolos;
- estofador: ferramenta leve, excelente para fixar de tachas, pinos ou pregos finos no estofamento de móveis, como sofás e cadeiras;
- maço: ferramenta similar ao martelo, fabricada em madeira, plástico ou ferro, também conhecida como macete;
- marreta: ideal para tarefas pesadas que demandam resistência e força, como a quebra de concreto ou pedras.
Agora que você já sabe quais são os principais tipos de martelo e as aplicações de cada um, o que acha de conferir algumas opções de martelo na Leo Madeiras? Lembre-se de compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais para que este post ajude mais pessoas a tirarem todas as dúvidas sobre o assunto. Até a sua próxima visita!