Como tapar furos na madeira e garantir um acabamento perfeito

Como tapar furos na madeira em 4 passos4 min leitura

Você sabe como tapar furos na madeira a fim de ter um melhor acabamento? As imperfeições podem ser feitas muito rapidamente. Mesmo assim, existem formas simples e de baixo custo para preencher o material, utilizando apenas ferramentas manuais básicas. Veja a seguir!

Como tapar furos na madeira e garantir um acabamento perfeito

As soluções são igualmente eficientes quando você deseja reparar um defeito estrutural na matéria-prima. Antes de tudo, será necessário preparar o local de trabalho e ter em mãos tudo o que for preciso para iniciar o preenchimento.

Neste artigo, separamos 4 dicas sobre como esconder furos na madeira para ter melhores resultados em projetos de bricolagem ou de marcenaria. Então continue a leitura!

1. Lixe a peça antes de tapar furos na madeira

lixar a madeira passo 01 como tapar buracos

Primeiramente, você deve preparar a peça e deixá-la uniforme, sem nenhum tipo de sujeira ou detrito. Pode utilizar uma lixadeira profissional para agilizar o processo, se achar melhor. É importante sempre lixar na direção dos grãos de madeira para não deixar sinais e arranhões no material. 

Ao final do processo, use um aspirador para remover todos os resíduos. Nessa etapa, é interessante ser bem detalhista, já que qualquer poeira pode aderir à massa que servirá para preencher o buraco.

Se possível, passe um pano seco e limpo na superfície para ter um melhor resultado.

2. Utilize massa própria para madeira

massa para madeira passo 02 como tapar buracos na madeira

A massa utilizada para o preenchimento deve ser específica para madeiras. Isso porque ela funcionará como uma madeira natural.

A grande vantagem é que essa massa aceita todos os tipos de acabamentos, como verniz, cera, óleo e tinta. Além disso, ela seca rapidamente e não encolhe na peça.

Inclusive, massas de madeira reparam de forma definitiva qualquer rachadura, buraco e lacuna no material. A aplicação é simples e pode ser feita tanto em ambientes internos quanto externos.

Além de ser resistente e flexível, a massa para madeira se comporta como a matéria-prima após secar por completo.

3. Alise o material usado no preenchimento

alisar a madeira passo 03 como tapar buracos na madeira

Ao aplicar a massa, será necessário ser rápido o suficiente para alisá-la antes que seque. Caso o buraco seja profundo e largo, você pode preenchê-lo com serragem antes de aplicar o produto.

Use uma espátula para encher a abertura com a massa e faça movimentos com leve pressão sobre a peça.

Caso fique qualquer excesso de massa, raspe com o auxílio da espátula e retire o excesso da superfície. A secagem completa pode demorar em torno de 24 horas, a depender da temperatura, do produto e da técnica utilizada no preenchimento. 

4. Finalize com verniz para madeira

verniz para madeira passo 04 como tapar buracos na madeira

Para finalizar o seu material, aplique uma camada de verniz próprio para madeira. Se for necessário, pinte o local de aplicação para esconder as imperfeições.

O acabamento em verniz fornecerá resistência e durabilidade, assim como ajudará a esconder a área ao redor do remendo. 

Além disso, o verniz protege a matéria-prima de umidade e poeira, aumentando consideravelmente a sua vida útil. A sua aplicação é muito importante para a conservação da peça, já que evita a absorção de água e a infestação por cupins e brocas.

Viu como tapar furos na madeira não é nada complicado? Muitas vezes, uma peça parada e sem uso pode se transformar em uma bela mobília. Seguindo as nossas dicas, certamente será mais fácil obter um acabamento de qualidade superior.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e saiba como envernizar madeira da maneira certa!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.