o que é pinador pneumático

Pinador pneumático: 4 vantagens para profissionais6 min leitura

O martelo e o prego são velhos aliados dos marceneiros, que os utilizam em trabalhos com madeira há anos. Mas sabia que existe uma ferramenta capaz de tornar essa atividade manual muito mais fácil e prática? Trata-se do pinador pneumático. Saiba mais a seguir!

o que é pinador pneumático

É possível associar diversos benefícios ao uso dessa ferramenta. Entre eles, destacam-se a maior agilidade na execução das tarefas e o aumento na produtividade. Por isso, se você quer aproveitar essas e outras vantagens, não pode deixar de ter um pinador na sua marcenaria.

Ainda não conhece o pinador pneumático, nem seus pontos positivos? Fique tranquilo. Continue a leitura, tire as suas principais dúvidas sobre a ferramenta e conheça os 4 benefícios que listamos para você neste post!

O que é um pinador pneumático?

Como destacamos, a principal função do pinador pneumático é substituir o uso do martelo e do prego. Isso porque ele serve para colocar pinos e pregos em peças de madeira ou outras superfícies de forma automática.

A ferramenta funciona com ar comprimido, ou seja, você deve conectá-la a um compressor de ar (com uma pressão que gira em torno de 100 PSI) antes de manuseá-la. Na maioria dos casos, os dois itens são vendidos separadamente.

Ela é muito utilizada em trabalhos de marcenaria, artesanato e bricolagem, como na fabricação de móveis, fixação de molduras, montagem de decks e pallets, entre outros. Em outras palavras, ela atende a diversos trabalhos que envolvem a madeira como matéria-prima.

Além do pinador pneumático, você também encontra no mercado o pinador elétrico. Apesar de mais barato, esse modelo não é muito potente, sendo mais indicado para trabalhos leves e delicados. Já o pneumático, apesar de demandar a compra de um compressor de ar, tem muito mais potência.

Portanto, se você executa trabalhos mais pesados no seu dia a dia, a ferramenta pneumática pode ser um excelente investimento.

Quais as 4 vantagens do uso de um pinador pneumático em trabalhos com madeira?

Agora que você já sabe o que é um pinador pneumático, é hora de entender como ele pode ser vantajoso para a sua rotina de trabalho.

Confira abaixo os 4 principais benefícios de ter essa ferramenta à disposição.

1. Mais agilidade no trabalho

O principal benefício associado ao uso do pinador pneumático, sem dúvidas, é a capacidade de agilizar o trabalho. Afinal, o uso do pinador é uma forma de automatizar o processo de martelar pregos.

Em outras palavras, ele ajuda a economizar uma grande quantidade de tempo. Ao utilizar uma parafusadeira, por exemplo, você também otimiza os processos, tornando-os mais ágeis.

2. Fácil manuseio

Todo profissional que trabalha com madeira sabe o quanto o uso do martelo na construção de móveis e outras peças é algo bastante cansativo. O pinador pneumático, por sua vez, é muito mais simples, garantindo a fixação de pinos e pregos de forma fácil e rápida.

Apesar de descomplicado, porém, o manuseio da ferramenta requer bastante atenção com a segurança. Afinal, basta um pequeno descuido para que um acidente aconteça.

3. Baixo custo para aquisição dos pinos

Apesar de pregos também serem utilizados no pinador, os pinos são muito mais eficientes e, na maior parte das vezes, podem substituir os pregos sem problemas.

A boa notícia é que esses pinos são bem econômicos e, portanto, não vão representar um alto custo na sua marcenaria ou no seu ambiente de trabalho.

4. Diferentes possibilidades de aplicação

Fechando nossa lista de vantagens da ferramenta, é importante destacar que o pinador pneumático é bastante versátil e pode ser utilizado em diferentes trabalhos com madeira.

Você pode desde construir móveis grandes e robustos, como camas e armários, até criar projetos menores e mais delicados, como peças de decoração ou artesanato.

Como usar essa ferramenta de forma adequada?

O pinador pneumático é uma ferramenta automatizada e requer bastante atenção durante o uso, de modo a garantir a sua segurança e a realização adequada do trabalho. Por isso, alguns cuidados são imprescindíveis no dia a dia.

A seguir, listamos algumas orientações importantes para usar o pinador em seus projetos:

  • ao segurar e carregar a ferramenta, jamais faça isso com o dedo sobre o gatilho. O ideal é contar com um modelo que tenha uma trava de segurança, pois isso vai evitar disparos acidentais;
  • o pinador só deve ser acionado ao posicioná-lo sobre a superfície que você vai perfurar;
  • os controles de funcionamento da ferramenta estão ativos? Nesse momento, nunca carregue grampos ou pregos, pois isso pode causar acidentes;
  • jamais aponte o instrumento na direção do seu corpo ou de outras pessoas. Lembre-se: o pinador pneumático é uma ferramenta delicada que requer bastante atenção. Por isso, é preciso manuseá-lo com bastante atenção para evitar acidentes;
  • para a sua segurança, é necessário utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante o uso, como óculos, luvas de proteção e protetores auriculares (uma vez que o ruído emitido pela ferramenta é alto). Da mesma forma, evite usar roupas largas, pois elas podem prender e causar acidentes.

Como escolher o melhor pinador pneumático?

Nos últimos tópicos, você conferiu as principais características e vantagens do pinador pneumático. Mas você sabe como escolher uma ferramenta adequada para o seu trabalho? Se liga nas dicas:

  • tenha atenção à capacidade da ferramenta. A maioria dos modelos apresenta uma capacidade de 100 pinos/pregos, mas há modelos que podem suportar mais itens, se preferir;
  • a pressão é outro fator que varia de modelo para modelo e deve ser analisada com atenção. Trabalhos leves não demandam uma pressão elevada, mas, em projetos maiores, é importante que a ferramenta tenha uma pressão maior;
  • como destacamos, a maioria dos pinadores não tem um compressor de ar, sendo necessário adquiri-lo separadamente. Durante a escolha do compressor, é crucial ter atenção se ele é compatível com a pressão da sua ferramenta;
  • leve em consideração o preço, que deve estar de acordo com o planejamento financeiro do seu negócio;
  • conte com uma ferramenta de uma marca que ofereça qualidade, segurança e confiabilidade.

Ao contar com um pinador pneumático na sua marcenaria, você vai fazer o trabalho que antes era realizado com um martelo e um prego, mas de forma muito mais prática e rápida.

Siga as nossas dicas para adquirir o melhor modelo para você e respeite as orientações de manuseio para que seus trabalhos sejam ainda mais seguros e eficazes.

Optou por comprar um pinador pneumático e aproveitar todas as vantagens que ele tem a oferecer? A Leo Madeiras pode ajudar você! Conheça alguns modelos, como o AF506 e o PP50, e escolha o ideal para o seu negócio! Até logo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.