

Se você gosta de personalizar ambientes com estilo e funcionalidade, o canto alemão pode ser a solução perfeita para dar um toque único à decoração. Além disso, o elemento permite que você otimize o espaço em cômodos pequenos sem comprometer a estética. Continue por aqui a fim de entender o que é um canto alemão – também conhecido como canto em “L” – e como incorporá-lo a um projeto de móveis!
Conquistando cada vez mais adeptos, o canto alemão equilibra perfeitamente o design, a funcionalidade e o aconchego. Trata-se de uma tendência na decoração de interiores que remete às cozinhas alemãs mais tradicionais, onde as pessoas se reuniam ao redor de uma mesa para fazer as refeições ou socializar, normalmente em um dos cantos do cômodo.
Ao incluir um canto alemão na decoração, você aproveita ao máximo o espaço disponível, seja em uma cozinha ou em uma sala de jantar. Sem dúvida, esse é o tipo de mobiliário que torna qualquer ambiente mais acolhedor, fazendo um convite à celebração de bons momentos entre amigos ou familiares.
A praticidade que oferece é, com toda a certeza, uma das principais vantagens do canto em “L”. Na maioria dos casos, é composto por uma estrutura de madeira fixada à parede, possibilitando a personalização conforme o espaço disponível. Com a inclusão de almofadas e assentos estofados, essa solução é capaz de entregar ainda mais conforto e elegância.
Sabe aquele canto vazio disponível na sua sala de jantar ou cozinha que você não sabe muito bem como aproveitar? O canto alemão pode ser a solução ideal para transformar esse local em um espaço confortável, prático e funcional para o seu dia a dia. Também é possível instalar o canto em “L” em salas de estar, quintais, varandas, terraços, brinquedotecas, refeitórios e muito mais!
A seguir, confira algumas ideias de como incluir o canto alemão no seu projeto, valorizando ainda mais a decoração do ambiente.
Quando falamos em canto alemão, quase sempre, o primeiro espaço que vem à mente é a cozinha. De fato, esse é um dos cômodos mais tradicionais para a instalação desse elemento, especialmente quanto tem dimensões reduzidas. Afinal, o mobiliário é ideal para ocupar um canto subutilizado de maneira funcional. Experimente complementar a estrutura de madeira com uma mesa de jantar para acomodar as pessoas nos horários das refeições.
Certamente, a sua sala de jantar também pode ganhar mais personalidade com um canto alemão. Aproveitar um espaço ocioso para instalar um banco de madeira ao redor de uma mesa de jantar ou de centro cria um ambiente elegante e funcional. Esse tipo de disposição é ideal para famílias grandes ou para quem gosta de receber visitas, pois maximiza a quantidade de assentos sem sobrecarregar o espaço.
Para quem tem uma varanda ou um quintal, o canto alemão é uma ótima opção para aproveitar o espaço de forma elegante e acolhedora. Você pode instalar esse elemento em um canto, rodeado por almofadas e cobertores para criar um recanto perfeito para relaxar. Esse tipo de arranjo também é ideal para quem gosta de receber amigos ou familiares, oferecendo um espaço extra para refeições ou confraternizações.
Se você é um profissional de marcenaria iniciante ou um entusiasta do DIY e deseja montar o seu canto alemão por conta própria, vamos compartilhar algumas dicas. Esperamos que elas ajudem você a dar os primeiros passos! Então, confira.
A madeira de Pinus e o MDF são opções fáceis de trabalhar e oferecerem ótimo custo-benefício para quem deseja montar um canto alemão. No caso do MDF, vale considerar uma opção com resistência à umidade, caso a ideia seja instalar a estrutura em áreas úmidas, como a cozinha. O compensado naval também é, certamente, uma excelente escolha para esse projeto.
Depois de escolher o local exato e escolher os materiais mais adequados, tire as medidas do local onde pretende instalar o canto alemão. Certifique-se de que as dimensões da estrutura – altura, largura e profundidade – estão corretas: elas devem ser confortáveis para o uso no dia a dia sem comprometer o fluxo de pessoas no ambiente. Desenhe o seu projeto, considerando outros móveis, antes de executá-lo.
Você não precisa de muitas máquinas ou ferramentas para montar a sua estrutura. Com uma furadeira, uma serra, uma lixa e alguns parafusos e dobradiças, no caso de um canto alemão com baú, já é possível fabricar um modelo simples e funcional. Para os estofados, você tem a opção de encomendar as peças sob medida com um profissional ou produzi-las por conta própria.
Por fim, lembre-se de que há uma infinidade de tutoriais e imagens disponíveis na internet para você se inspirar. Se estiver com dúvidas sobre as técnicas que deve aplicar, procure um profissional de marcenaria experiente para auxiliar, combinado? Curtiu o conteúdo sobre canto alemão? Compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando as atualizações do blog da Leo para não perder nada.
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.