

Você sabe quais são os principais tipos de parafuso disponíveis no mercado e como escolher o modelo mais adequado para o seu projeto? Se você tem dúvidas sobre o assunto, continue por aqui. Neste conteúdo, vamos apresentar os parafusos mais populares, bem como as características e as aplicações de cada um. Aproveite!
Ouça o conteúdo enquanto realiza outras atividades e otimize o seu tempo. Clique no play e experimente!
Em primeiro lugar, você deve saber como identificar o tipo de parafuso com base nas características que cada modelo apresenta. Lembre-se de que eles são diferentes não apenas no formato, mas também no material de fabricação e no tamanho. Para que a sua escolha seja certeira, é necessário avaliar todos os atributos antes de finalizar a sua compra.
Normalmente, os parafusos são compostos pelas seguintes partes, embora nem sempre todas estejam presentes:
Você vai perceber que alguns deles recebem o nome de acordo com a aplicação, como o parafuso madeira. Outros modelos, no entanto, têm a nomenclatura associada à forma de uma das partes, como é o caso do parafuso sextavado. A seguir, fizemos uma lista bem completa com os principais tipos de parafuso e respectivas aplicações. Confira!
Como o próprio nome indica, esse tipo de parafuso é ideal para trabalhos com madeira e, por isso, está sempre presente em marcenarias e carpintarias. Afinal, essa é a principal matéria-prima desses profissionais, não é mesmo? É uma ferragem resistente, segura, versátil e fácil de manusear. A seguir, confira quais são as principais características do parafuso madeira:
Quanto às aplicações, é possível utilizar o parafuso madeira em uma série de atividades: produção ou montagem de móveis, instalação de painéis, fabricação de estruturas, reparo de peças danificadas e muito mais. Além de entregar ótima fixação e durabilidade, esse tipo de parafuso possibilita fácil remoção e confere um excelente acabamento às peças.
Já o parafuso sextavado se destaca, principalmente, pelo formato da cabeça. No modelo, essa parte do parafuso apresenta seis faces, formando um hexágono. Esse é um modelo que atende a diversas necessidades, visto que permite a aplicação em diferentes superfícies, como madeira, metal e concreto, garantindo uma fixação segura e firme. Estas são as principais características desse tipo de parafuso:
Por esses atributos, o parafuso sextavado pode ser um grande aliado nas seguintes aplicações: fabricação de máquinas e equipamentos, construção de estruturas robustas, fixação de componentes automotivos, instalação em sistemas elétricos ou mecânicos, entre outras. Além disso, oferece alta resistência ao torque e possibilita a utilização com porcas hexagonais e arruelas, para uma fixação ainda mais forte e estável.
Você já ouviu falar sobre o parafuso sextavado rosca soberba? Assim como o modelo anterior, esse tipo de parafuso conta com uma cabeça hexagonal, sendo uma variação do parafuso sextavado tradicional. No entanto, ele possui algumas diferenças que o tornam mais adequado para fixação em madeiras duras ou materiais de alta densidade. Acompanhe, logo abaixo, os principais atributos desse parafuso:
O modelo também oferece alta resistência ao torque, devido ao formato sextavado da cabeça do parafuso. Essa característica faz dele uma excelente opção para projetos como: fabricação de equipamentos industriais, produção de móveis pesados, construção de estruturas metálicas e mais. Na hora de escolher o comprimento e o diâmetro do parafuso, atente-se às recomendações do fornecedor.
Com toda a certeza, um dos principais diferenciais do parafuso allen está no formato da cabeça. Isso porque ele possui uma cavidade hexagonal que possibilita o encaixe perfeito de uma chave allen – também encontrada como chave hexagonal. É, portanto, uma ótima solução de fixação para quem dispõe de um espaço restrito ou reduzido para ferramentas. Confira as características desse tipo de parafuso:
Esses atributos garantem que o parafuso allen seja uma solução prática, segura e eficiente para a fixação de duas ou mais peças. Além de proporcionar um acabamento discreto, esse tipo de ferragem é extremamente versátil e pode ser aplicado em: montagem de móveis, instalação de peças automotivas, fabricação de estruturas metálicas e equipamentos industriais, produção de eletrodomésticos e muito mais!
O parafuso autoatarraxante também serve para fixar peças de materiais diversos, mas conta com um diferencial: uma ponta cortante ou autorrosqueante que dispensa a furação prévia. Na prática, essa característica possibilita a otimização do processo, já que simplifica e agiliza a perfuração. Ou seja, é a escolha ideal para quem precisa de mais praticidade na tarefa. A seguir, veja os atributos do modelo:
Ou seja, além de eliminar a pré-furação, esse tipo de parafuso torna a fixação de peças muito mais fácil, rápida e segura. Entre as aplicações possíveis para esse modelo de parafuso estão: instalação de placas e painéis em construções e reformas, montagem de máquinas e equipamentos, fabricação de móveis e peças de madeira, reparos em sistemas variados, entre outras.
Se você gostou de conhecer os principais tipos de parafuso e acha que este conteúdo pode ser útil para mais pessoas, compartilhe nas suas redes sociais! Sentiu falta de algum tipo? Comente e aproveite para conferir todos os parafusos disponíveis na Leo Madeiras. Encontre o modelo ideal para os seus próximos projetos de bricolagem e marcenaria.
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.