

Ter bons equipamentos à disposição favorece muito a rotina dentro de uma marcenaria, pois eles otimizam o tempo de produção, aprimoram o acabamento das peças e muito mais. Neste post, vamos falar sobre um deles: a serra fita. Quer saber para que serve essa ferramenta, vantagens de ter uma, valor médio de investimento e outras curiosidades? Então, acompanhe o conteúdo até o final!
Ouça o conteúdo enquanto realiza outras atividades e otimize o seu tempo. Clique no play e aproveite!
Assim como outros tipos de serra, a serra fita é responsável por realizar cortes precisos em vários materiais: madeiras, compensados, MDF, plásticos e outros. Tudo depende, é claro, do modelo escolhido. Equipamentos mais potentes podem cortar até mesmo algumas superfícies de metal.
A serra fita apresenta uma lâmina fina e longa, que se assemelha a uma fita, dando origem ao nome. Há uma polia em cada extremidade, tensionando a lâmina de corte e promovendo movimentos circulares contínuos.
Muitos modelos contam com mesa inclinável e permitem uma série de ajustes, favorecendo tanto os cortes curvos quanto os cortes angulares. Ou seja, é uma máquina extremamente versátil para trabalhos de artesanato, marcenaria, carpintaria, bricolagem e vários outros.
A seguir, descubra porque você já deveria ter uma serra fita no seu ambiente de trabalho.
Por permitir a variação nos tipos de corte, já que podem ser retos ou curvos, esse tipo de ferramenta atende a diferentes necessidades e é ideal para projetos ricos em detalhes.
Outro ponto positivo da serra de fita é a flexibilidade no corte de materiais variados, com toda a certeza. Afinal, vários modelos cortam madeiras, plásticos e até mesmo metais leves.
A serra fita é uma ferramenta de baixa manutenção e alta durabilidade, o que representa uma vantagem irresistível para quem trabalha com a máquina constantemente.
O design da serra de fita é projetado para oferecer o máximo de segurança para o operador durante o manuseio, desde que sejam respeitadas as orientações do fornecedor quanto à forma de uso.
A lâmina fina da serra fita favorece a precisão durante a realização dos cortes, além de proporcionar maior controle ao operador durante a realização da atividade.
Por fim, vamos falar sobre investimento? Há uma infinidade de modelos de serra fita no mercado. Por isso, os preços podem variar bastante. Antes de tudo, você deve avaliar as suas necessidades para escolher o equipamento certo para o seu dia a dia. É possível encontrar opções a partir de R$400,00.
Uma versão mais simples será mais econômica, certamente, mas de nada adiantará fazer essa economia se a máquina não atender aos critérios dos seus projetos. Certifique-se de comprar a serra de fita adequada para o seu negócio.
Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Leo Madeiras e confira os modelos de serra fita que nós temos para você. Lá, você vai encontrar não apenas esse tipo de serra, mas também serras circulares, serras meia esquadria e muito mais. Até a próxima!
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.