Como colar fórmica em MDF? Confira o passo a passo3 min leitura
Para que o seu móvel tenha um acabamento impecável, saber trabalhar com os materiais disponíveis é fundamental. Por isso, confira neste post como colar fórmica em MDF em um passo a passo simples e rápido. Acompanhe!
Para ouvir o conteúdo, utilize o player acima e aproveite para realizar outras atividades!
Criar móveis únicos, com estilos e texturas variadas, é possível devido à grande diversidade de materiais existentes no mercado. Mobílias em MDF, por exemplo, podem ganhar aspectos totalmente diferentes com a aplicação correta de um laminado, como a fórmica.
Bastante versátil, a fórmica é um material fácil de aplicar, mas requer alguns cuidados importantes na hora de ser colada no MDF. Quer saber mais sobre esse material e como colar fórmica em MDF? Continue a leitura!
Entenda o que é fórmica
A fórmica nada mais é do que um revestimento produzido por um laminado decorativo. Ele é composto por camadas sucessivas de substrato fenólico (uma placa isolante) e resina melamínica (utilizada para manter a tonalidade do papel colorido), prensadas por meio de calor e alta pressão.
Dependendo do projeto e da aplicação, o material pode ter uma ou duas faces decorativas e chama a atenção pela grande versatilidade de cores e texturas, assim como pela baixa necessidade de manutenção.
Atualmente, seu principal uso é no revestimento de peças de MDF, compensado e outras bases de madeira.
Aprenda como colar fórmica em MDF
Por serem feitas de um material tão versátil, as chapas de fórmica geram resultados incríveis ao serem utilizadas. Mas, para isso, é preciso que você saiba como colar fórmica em MDF. Aprenda como executar esse trabalho no passo a passo abaixo!
Passo 1: risque o verso da chapa de laminado
O primeiro passo do trabalho consiste em fazer diversos riscos na chapa com o auxílio de um riscador de fórmica. Isso vai evitar o aparecimento de bolhas e garantir que a colagem seja feita de maneira correta. Quanto mais riscos você fizer, melhor!
Passo 2: passe a lixa antes de colar o laminado no MDF
Quando a fórmica é riscada, a resina melamínica sobe e surgem pequenas arestas e saliências no material. Por isso, é necessário passar uma lixa para retirá-las. Se isso não for feito, a colagem não vai ocorrer da forma como deveria.
Passo 3: remova a poeira após o lixamento da fórmica
Além de passar a lixa na chapa, lembre-se também de retirar a poeira e outras sujeiras que possam estar presentes no material. Para isso, utilize um pano seco ou um espanador. Da mesma forma que as saliências, o pó também faz com que a cola não segure a peça.
Passo 4: aplique a cola aos poucos e com cuidado
Depois, passe a cola uniformemente em toda a chapa de fórmica com bastante cuidado. A cola deve ser aplicada no sentido do seu corpo, pois, dessa forma, você terá um melhor controle e evitará que ela caia no chão ou suje o móvel.
Também é necessário passar cola no MDF — nessa peça, passe duas demãos de cola. Por fim, coloque a chapa sobre o MDF e aperte bem para evitar o surgimento de bolhas.
Viu como é fácil colar fórmica em MDF? Só não se esqueça de seguir todos os passos que apresentamos, pois caso as ranhuras não sejam feitas ou haja pó ou sujeira na chapa, a colagem não vai ocorrer.
Agora que você já sabe como colar fórmica em MDF, lembre-se de sempre contar com chapas de fórmica de qualidade para fazer um trabalho com perfeição. Conheça os laminados disponíveis no site da Leo Madeiras e aproveite!