Coletor de pó para marcenaria: vale a pena ter um?5 min leitura
A fabricação de móveis e objetos decorativos em madeira gera alta quantidade de poeira e resíduos sólidos devido a algumas tarefas. Por isso, contar com um coletor de pó para marcenaria é muito importante sob uma série de aspectos. Vamos falar mais sobre o assunto a seguir para que você entenda!
Prefere ouvir o conteúdo? Então aperte o play e aproveite!
Durante a realização de um projeto moveleiro, o profissional do ramo precisa cumprir várias etapas, como o corte de chapas de madeira, por exemplo. Muitas delas geram resíduos sólidos, ainda que em minúsculas partículas, que podem se depositar no chão ou pairar pelo ar, dependendo do tamanho, do peso e da densidade do material.
Caso não tenham o tratamento adequado, esses substratos podem danificar equipamentos e até mesmo afetar a saúde das pessoas que trabalham no local. Dessa forma, dispor de um coletor industrial de poeira deve ser uma preocupação de marceneiros e marceneiras para muito além da organização e da estética do espaço. Continue a leitura e saiba mais!
Para que serve o coletor de pó?
Manter um ambiente de trabalho limpo e organizado é essencial, sem dúvida. Isso porque a limpeza e a organização reduzem consideravelmente o risco de acidentes no local, além de contribuírem para o bem-estar e a produtividade de todos os colaboradores.
Em uma marcenaria, é comum que a produção de poeira seja elevada devido a atividades que fazem parte do cotidiano, como o corte de chapas e o lixamento de superfícies, entre outras. Um coletor de pó, no entanto, é capaz de remover rapidamente esses resíduos de forma eficiente.
De modo geral, a máquina é formada pelos seguintes componentes:
- entrada de partículas;
- ventilador ou soprador;
- tubulação;
- filtro;
- compartimento de armazenagem;
- sistema de exaustão;
- controle de funcionamento.
É possível conectar o equipamento a lixadeiras, plainas, serras e outras ferramentas que produzem pó. O sistema trata, então, de sugar as partículas de poeira através do fluxo de ar gerado pelo ventilador ou soprador. Em seguida, o resíduo percorre a tubulação até o filtro (ou ciclone), onde ocorre a separação do ar. Por fim, o substrato sofre o descarte no saco ou na caixa coletora, que o usuário pode esvaziar sempre que necessário.
Vale frisar, contudo, que os modelos podem apresentar variações, tanto no design quanto nas especificações técnicas. Sendo assim, lembre-se de conferir com atenção todos os detalhes a fim de escolher o produto mais adequado para as suas necessidades.
Vantagens do coletor para marcenaria
Agora que você já sabe como um coletor de poeira funciona, é hora de explorar os principais benefícios que o equipamento oferece para você e o seu negócio. É verdade que já mencionamos alguns deles, mas vamos reforçá-los para que não fique nenhuma dúvida sobre o assunto, combinado?
Limpeza e organização do ambiente
Trabalhar em um ambiente limpo e organizado certamente faz toda a diferença no dia a dia, pois interfere diretamente na eficiência dos processos e na segurança dos colaboradores. Além disso, um ambiente limpo, sem depósito de poeira, contribui para a durabilidade e o correto funcionamento dos equipamentos.
Prevenção de acidentes e incêndios
Por serem inflamáveis, o excesso de serragem e pó de madeira aumenta o risco de incêndio na sua marcenaria, uma vez que favorece a propagação das chamas. A presença desses resíduos sobre o piso e outras máquinas também pode resultar em acidentes, como quedas, por exemplo. Por esse motivo, é imprescindível pensar na remoção desses elementos.
Alta durabilidade e eficiência
Embora sejam máquinas estacionárias de valor elevado, os coletores de poeira para marcenaria apresentam uma longa vida útil com a manutenção e o manuseio apropriados. Em outras palavras, são equipamentos extremamente eficientes e de alta qualidade e durabilidade, apresentando bom custo-benefício para marcenarias.
Aumento da produtividade
Você tem a oportunidade de otimizar o seu trabalho e aumentar a produtividade, já que o coletor de pó realiza a sucção de poeira de forma automática. Tudo o que você precisará fazer é acionar e desativar o sistema quando necessário. Depois basta esvaziar o saco coletor ou a caixa coletora quando atingirem a capacidade.
Melhora da qualidade do ar
Outro grande benefício dos coletores de pó industriais é a melhora do ar no ambiente de trabalho, visto que ele remove as partículas de poeira que pairam no ar. Se inalado com frequência, esse resíduo é capaz de causar problemas respiratórios nos colaboradores ou alergias ao material.
Vale a pena ter um coletor de pó para marcenaria?
Depois de conferir o modo de funcionamento e as vantagens de ter um coletor de poeira, você provavelmente entendeu que vale a pena ter esse equipamento no seu negócio. Afinal, esse é um investimento que vai refletir positivamente em uma série de fatores da sua empresa, não apenas na limpeza e na organização do ambiente.
Então, sim, para quem trabalha com madeira, principalmente, o coletor é uma solução inteligente e indispensável para profissionais que prezam pela conservação de máquinas e ferramentas, pela alta qualidade dos projetos e pelos colaboradores, especialmente nos quesitos de saúde, bem-estar e segurança.
Se este conteúdo foi útil e facilitou a sua decisão, compartilhe com outros profissionais da área de marcenaria que estão pensando em adquirir a máquina. A fim de conhecer todos os coletores de pó que a Leo Madeiras tem para você? Então acesse o nosso site e confira as nossas condições especiais de frete.