

Há muitas opções de acabamento para projetos de madeira e, certamente, a laca é uma das mais populares no setor de marcenaria. Se você tem dúvidas sobre a laca para madeira e não tem certeza de que é a escolha certa para as suas peças, continue por aqui. Vamos compartilhar as principais vantagens e desvantagens para que você tome a melhor decisão!
Composta por uma mistura de resinas, pigmentos e solventes, a laca para madeira é um tipo de acabamento que constitui uma camada sólida e lisa, oferecendo um efeito sofisticado e uniforme para a superfície de móveis e outros objetos. Amplamente utilizada pelo setor moveleiro, a laca também é uma opção para entusiastas da bricolagem que criam ou renovam peças com as próprias mãos.
Diferentemente de vernizes e óleos, que conferem ainda mais destaque para os veios da madeira, a laca cobre completamente as fibras da matéria-prima. Isso acontece porque o produto é responsável por criar uma película, opaca ou brilhante, que confere um visual totalmente novo ao mobiliário escolhido para receber o acabamento.
No mercado, você vai encontrar duas versões de laca para madeira. Confira logo abaixo quais são elas!
Agora que você já sabe mais sobre esse tipo de acabamento, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de aplicá-lo nos seus projetos. Dessa maneira, você terá mais condições de identificar quando utilizar a laca nos seus próximos trabalhos.
Além de um efeito estético único, a laca contribui para a durabilidade do móvel, visto que oferece excelente resistência contra manchas, arranhões e lascas. Em outras palavras, o acabamento em laca é capaz de prolongar a vida útil das peças, sem desgastes ou desbotamentos, inclusive.
Sem dúvida, um dos principais benefícios do laqueamento em móveis e outros objetos de madeira é a alta capacidade de disfarçar as imperfeições presentes na superfície. Por isso, a laca também é amplamente utilizada na renovação de antigos mobiliários, cobrindo riscos, ranhuras e outras marcas.
Móveis laqueados são fáceis de limpar e, consequentemente, de manter. Para realizar a limpeza, um pano seco é suficiente para remover a poeira e outros resíduos simples. No caso de sujeiras mais complexas, como resquícios de gordura, um pano levemente úmido é o mais indicado para a tarefa.
A variedade de cores é, certamente, um diferencial da laca para madeira. Afinal, esse tipo de pintura possibilita a personalização do mobiliário com diferentes cores, acabamentos e texturas, valorizando ainda mais cada peça. É possível encontrar a laca nas seguintes versões: fosca, brilhante, metalizada, lisa e texturizada.
Se você quer dar acabamento a móveis de área externa, saiba que a laca para madeira é um produto contraindicado para essa finalidade. Também há opções mais adequadas para superfícies muito porosas ou irregulares.
Para quem gosta da madeira com o aspecto mais natural, a laca pode não ser uma boa escolha para dar o acabamento a móveis e outras peças de madeira. Isso porque ela oculta marcas, ranhuras e demais imperfeições que a matéria-prima pode apresentar.
Antes de aplicar a laca para madeira sobre a peça, é fundamental prepará-la da maneira correta para que a aderência do produto seja satisfatória. Para obter o melhor resultado no laqueamento, você deve se certificar de que todas as etapas prévias, como o lixamento e a limpeza, sejam realizadas.
Se o conteúdo despertou o seu interesse, aproveite para conferir as opções de laca para madeira que a Leo tem para você. Com toda a certeza, você vai encontrar o tipo de acabamento mais adequado para os seus próximos projetos de móveis e objetos de madeira. Lembre-se também de compartilhar o conteúdo nas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro do assunto. Até a próxima!
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.