Puxador oculto ou tradicional? Entenda as diferenças4 min leitura
Você sabia que o modelo de um puxador pode transformar totalmente a proposta de um projeto moveleiro? Como existem inúmeros tipos de puxadores no mercado, muitas dúvidas podem passar pela sua cabeça antes de tomar uma decisão. Por isso, neste post, decidimos falar sobre uma das primeiras perguntas que pairam no ar. Afinal, qual é a diferença entre um puxador oculto e um puxador tradicional? Entenda a seguir.
Você também pode ouvir o conteúdo enquanto realiza outras atividades. Basta clicar no play acima!
Principais diferenças entre o puxador oculto e o puxador tradicional
Embora tenham a mesma função, que é facilitar a abertura e o fechamento de portas e gavetas, cada um desses puxadores apresenta características muito particulares. Além de serem visualmente diferentes, os puxadores convencionais e os puxadores ocultos se distinguem por diversos motivos, como você verá abaixo. Acompanhe!
Diferenciais do puxador oculto
O puxador oculto é uma excelente opção para aqueles que gostam de móveis clean para compor a decoração dos espaços. Isso porque, como o nome sugere, o modelo é extremamente discreto e não se sobressai no mobiliário.
Embora seja praticamente imperceptível aos olhos, esse tipo de puxador oferece um acabamento de alta qualidade e sofisticação aos móveis. Sem dúvida, com o puxador oculto, a mobília ganha contornos ainda mais suaves e elegantes.
Uma das formas de conferir esse efeito à mobília é através da aplicação de perfis puxadores do tipo cava, mas você também pode realizar a usinagem da chapa de MDF ou de madeira maciça no formato que preferir. Chanfros de 45 graus também podem proporcionar um puxador oculto bonito e funcional.
Devido à natureza discreta, o puxador oculto é bastante versátil e se adequa facilmente a diferentes ambientes e decorações. Entretanto, o modelo é uma escolha muito frequente entre os adeptos do estilo minimalista.
Diferenciais do puxador convencional
Quando falamos em puxadores tradicionais, podemos citar inúmeros modelos: botão, ponto, alça reta, alça curva, concha, entre outros. Há também os modelos de embutir, que apesar de não se projetarem para a parte externa do móvel, são aparentes e compõem a estética da peça.
Dito isso, é fácil perceber que um dos principais diferenciais dos puxadores tradicionais é a variedade de modelos. Como se não bastasse, existe uma infinidade de cores, acabamentos, materiais e outros detalhes para cada um deles, o que amplia muito o leque de opções.
Além de encontrar puxadores de plástico, alumínio, couro e outras matérias-primas, você vai poder escolher o design que mais combina com o estilo decorativo de cada ambiente e o preço que mais se adequa ao seu orçamento para o projeto.
Outro aspecto positivo de muitos dos puxadores tradicionais, excluindo os modelos embutidos, é que a instalação é simples e rápida, dispensando o auxílio de profissionais. Na maioria dos casos, com a ajuda de uma furadeira e uma parafusadeira, você consegue instalar esse tipo de puxador em poucos passos.
Qual puxador escolher: oculto ou tradicional?
Se você ainda está em dúvida entre os dois modelos, saiba que tanto os puxadores tradicionais quanto os modelos ocultos tornarão o seu dia a dia mais prático e confortável. Você deve avaliar, porém, se o design e a funcionalidade do puxador atendem às suas necessidades diárias.
Caso esteja produzindo um móvel para ambientes externos ou para áreas internas molhadas, certifique-se de escolher um material resistente à umidade e à água. Lembre-se também de verificar se o tamanho da peça é proporcional às dimensões da base e, além disso, se suporta o peso da gaveta ou da porta.
Apesar de ser importante, a estética é apenas um dos critérios que você deve observar para escolher o puxador ideal. Então considere todas as características do seu projeto e do cômodo para tomar uma decisão certeira, combinado? Na Leo, você encontra inúmeras opções de perfis puxadores, puxador oculto e puxador comum. Não deixe de conferir!