

Você sabia que existem diferentes tipos de MDF e que cada um deles pode ser indicado de acordo com a aplicação que terá? Se é assim, qual deles escolher para o seu projeto de marcenaria?
A sigla MDF vem do inglês Medium Density Fiberboard e, em português, significa placa de fibra de média densidade. É um painel produzido por meio da aglutinação de partículas da madeira com resinas sintéticas e aditivos industriais.
Entre os tipos de MDF mais facilmente encontrados no mercado estão os de pinus e eucalipto. Cada um desses materiais apresenta vantagens e desvantagens e, por isso, é fundamental fazer a escolha com muito cuidado.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos explicar melhor as diferenças entre os tipos de MDF, bem como as vantagens e as principais indicações de uso de cada um deles! Vamos lá?
O MDF é um material que rivaliza com a acessibilidade e a versatilidade do compensado e das chapas de madeira maciça. Como você já deve ter percebido, ao contrário de alguns materiais usados na construção de móveis, o MDF não possui nós, grãos ou deformações, e sua superfície lisa não forma farpas ou ranhuras.
Nada mais importante do que trabalhar com materiais que garantam o bom resultado do projeto, não é mesmo? Esses tipos de MDF são produzidos com lascas de eucalipto e/ou pinus processados e resinas especiais.
O MDF é mais flexível que outros tipos de madeira e, portanto, é possível usá-lo na criação de móveis que exibem superfícies curvas. Ao contrário da madeira natural, esse material não se expande e nem se contrai, em condições normais.
É frequentemente utilizado em projetos de móveis usados em laboratórios e em cozinhas industriais, destacando-se por ser muito durável e resistente. Além disso, também é indicado para produção de portas, janelas e pisos dos mais diferentes ambientes. Veja agora os principais tipos de MDF que você encontra no mercado!
O MDF resistente ao fogo também é fabricado com aparas de madeira, porém, possui na composição uma resina a base de halogênios, sais inorgânicos que apresentam grande quantidade de cloro e iodo.
Entre os tipos de MDF, essa opção é a ideal para projetos de móveis industriais e hospitalares. Além disso, é frequentemente usado na produção de peças destinadas a espaços públicos como mesas e bancos em ambientes com alta possibilidade de propagação de chamas. É o caso de locais com equipamentos que aquecem muito, como geradores, motores à combustão, entre outros.
Produzido em um processo conhecido como “acetilação patenteada”, o MDF resistente à umidade apresenta fios de madeira compactados, unidos por meio de resinas resistentes à água. O processo torna o material ideal para projetos de áreas úmidas de uma casa, como cozinhas, banheiros e lavanderias.
Agora que você já conhece melhor os principais tipos de MDF, que tal descobrir algumas das vantagens desse tipo de material?
Placas de MDF, geralmente, são encontradas em diversos padrões, sendo o cru e o branco os mais comuns. São vendidas em espessuras que variam de 3 mm a 30 mm. Isso permite a criação de peças de mobiliário de várias dimensões, respeitando as necessidades e vontades de cada cliente.
Trabalhar com MDF é muito fácil. Na verdade, em comparação com a madeira, o MDF é muito mais maleável. Além disso, conta com uma superfície pode ser pintada ou servir de base para outros acabamentos.
Fique atento, no entanto! Os MDFs com função especial têm cores que identificam a principal característica. O MDF resistente à umidade é verde, o MDF resistente ao fogo é vermelho e as placas sem coloração especial são as standard – de uso comum.
O MDF também precisa de atenção especial em alguns quesitos: o material é como uma esponja que absorve muita água. Além disso, por ser constituído por partículas finas é preciso observar algumas questões quando for fixar parafusos à estrutura.
Trabalhar com MDF tende a criar uma grande quantidade de poeira, por isso é necessário que as ferramentas de corte estejam conectadas a um coletor de pó.
A maioria das placas de MDF contém ureia formaldeído, um composto que pode ser tóxico. Sendo assim, ao trabalhar com o material, prefira ficar em uma parte da oficina com boa ventilação. Além disso, não deixe de usar luvas e máscara descartável.
Agora que você conhece melhor os diferentes tipos de MDF e respectivas aplicações, bem como as vantagens e desvantagens, já sabe como escolher o melhor material para seu trabalho de acordo com os resultados que busca, certo?
E, se você quer contar sempre com materiais de qualidade e um atendimento especializado no assunto, não deixe de conhecer a Leo Madeiras, onde você encontra tudo em soluções, produtos e ferramentas para marcenaria. Até a próxima!
Continue lendo o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades do mundo da marcenaria!
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.
26 de abril de 2020 às 14:04
Qual mdf é melhor eucalipto ou pinos?