Saiba como usar os diferente tipos de tupia e faça peças incríveis12 min leitura

Com os diferentes tipos de tupia é possível criar criar móveis sob medida com diferenciais únicos, com linhas harmônicas, bonitas e elegantes.

Com o tipo certo de tupia, é possível criar ranhuras, entalhes, molduras e detalhes arredondados em móveis como mesas, cadeiras, portas, janelas e armários. A versatilidade dessas ferramentas permite, acima de tudo, um trabalho completamente personalizado.

É preciso ressaltar que tupias são ferramentas indispensáveis em uma marcenaria de sucesso. Afinal, oferecer um produto único é o diferencial perfeito para se destacar em um mercado tão grande.

Afinal, oferecer um produto único é o diferencial perfeito para se destacar em um mercado tão grande.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post vamos explicar melhor quais são os diferentes tipos de tupia e dar dicas sobre modelos perfeitos para os próximos projetos da sua marcenaria.

Vamos lá? 

Para que servem os tipos de tupia?

Muitos projetos de marcenaria exigem cortes interrompidos, ou seja, rebaixos ou furos que não são exibidos ao longo de toda a peça. As tupias são ideais nesses trabalhos.

No entanto, o mais interessante é como essas ferramentas podem ser utilizadas em diversas situações. Por exemplo:

  • Detalhes decorativos: a versatilidade de uma tupia permite que você faça detalhes que transformem a estética do móvel, como um chanfro talhado ao longo da perna de uma mesa;

  • Detalhes funcionais: uma outra forma de utilizar essas ferramentas é nas partes funcionais de um móvel, como as cavilhas que servem de encaixe para uma gaveta.

Percebe as possibilidades em utilizar essas ferramentas? Não é atoa que os diferentes tipos de tupia são indispensáveis em uma marcenaria, além da criatividade durante a criação das peças, é claro.

Além disso, esse equipamento também pode ser usado para criar cópias a partir de gabaritos.

Marceneiro utilizando um dos tipos de tupia para fazer uma perfuração em uma placa de madeira.
Os diferentes tipos de tupia, acima de tudo, possibilitam um trabalho criativo na aplicação de projetos incríveis.

Você já deve imaginar que, para diferentes detalhes, é necessário o uso de uma tupia específica. Quer saber quais são os diferentes tipos de tupia para sua marcenaria e a maneira ideal de usá-los? 

Continue lendo!

Quais são os melhores tipos de tupia para comprar?

Você já sabe que uma tupia é um item bastante versátil e que a maioria dos marceneiros deve adicioná-los em sua coleção de ferramentas de trabalho. No entanto, há certos tipos de tupia que não são indicadas para marceneiros pouco experientes, como as tupias portáteis, por exemplo. 

Em vez disso, é interessante que os iniciantes apostem em tupias de mesa, máquinas mais estáveis e confortáveis, que permitem pressionar a lâmina de madeira firmemente à mesa, dando ao marceneiro mais controle sobre a execução do projeto.

Para que você tenha um panorama dos tipos de tupia e as indicações certas para adicionar a sua coleção, listamos cada uma delas:

1. Tupia laminadora

Entre os tipos de tupia esse modelo se destaca por ser muito compacto, leve e fácil de usar.

Em geral, a tupia laminadora é usada em projetos de móveis que exibem cantos laminados ou refilados. Nesse caso as lâminas são aplicadas sobre a superfície da madeira e as arestas são aparadas, como ocorre ao se usar uma fita de borda.

A ferramenta também pode ser usada para cortar lâminas de madeira de tamanhos variados. A tupia laminadora é compatível com fresas de 6 mm, de 6,35 mm ou de 8 mm de diâmetro e é mais indicada para a execução de projetos pouco complexos.

Conheça as variedades dessa máquina:

Tipos de tupia laminadora

Entre os tipos de máquinas laminadoras podemos citar a Tupia Manual 3709 06mm 1/4″ 110V Makita, que possui ajuste de profundidade suave e mecanismo de pinhão e cremalheira. Além disso, esse modelo de tupia conta com uma base transparente que permite a fácil visualização da linha de corte.

No vídeo abaixo, você pode conferir mais informações sobre a Tupia Manual 3709 da Makita:

Já a Tupia Manual Drt50Z Sem Bateria Makita é uma ferramenta que exibe grande autonomia e conta com controle eletrônico de velocidade. A ferramenta possui inúmeros itens capazes de melhorar o trabalho do marceneiro como o coletor de pó e a iluminação de trabalho.A Tupia Manual GKF550 110V Bosch é ideal quando é preciso fazer trabalhos mais rápidos. Ela se destaca na velocidade e precisão dos cortes, oferecendo grande conforto durante sua operação.

Marceneiro medindo uma peça de madeira para utilizar um dos tipos de tupia.
A variedade em tipos de tupia possibilita a execução de trabalhos diferenciados. O verdadeiro diferencial na criação de peças personalizadas surge quando o marceneiro sabe a maneira certa de usá-las.

2. Tupia de coluna

As tupias de coluna permitem controlar a profundidade dos cortes ou dos canais feitos em uma peça de madeira ou MDF. O corpo da ferramenta pode se movimentar para cima e para baixo, o que permite iniciar cortes pelo meio da peça.

É uma máquina muito potente e deve ser usada para criar canais profundos em estruturas robustas de madeira ou em projetos que exigem repetições. É compatível com diversos tipos de fresas como as de 8mm e as de 6mm. Alguns tipos de tupia de coluna podem ser usadas até mesmo em fresas de 12mm.

Fresas mais potentes e mais robustas são capazes de retirar grandes quantidades de material, o que permite que os projetos sejam finalizados rapidamente. No entanto, é importante ressaltar que esse modelo não deve ser usado para fazer refilamentos.

No entanto, há exceções. Alguns modelos de tupia de coluna exibem uma base removível, o que permite que a ferramenta também seja usada como refiladora.

Tipos de tupia de coluna

A Tupia de Coluna RP1800 220V Makita permite criar peças únicas e com acabamentos primorosos. A máquina conta com ajuste de profundidade de corte e punhos emborrachados, que se adaptam perfeitamente à mão do operador.

3. Tupia de bancada

É uma mesa na qual um dos tipos de tupia é acoplada. Deve ser usada em projetos de grande porte ou na construção de janelas e portas. Também é ideal para a produção de peças repetitivas ou de projetos de decoração. 

O interessante é que as tupias de bancada podem ser compradas prontas ou podem ser criadas pelo marceneiro a partir de uma tupia de coluna.

Confira as variedades dessa máquinas:

Tipos de tupia de bancada

A Tupia 600x700mm TUJ600 2CV Monofásico Maksiwa possui proteção de fresa, o que aumenta a segurança durante a operação. É capaz de rebaixar perfis em peças retas ou curvas, aumentando a produtividade da marcenaria.

Já a Tupia 600x700mm TU600BD 1CV Monofásico Maksiwa pode ser utilizada com pinças de 6mm a 12mm, o que garante maior compatibilidade com diferentes tipos de fresas. Além disso, pode ser usada com pinças manuais.

A Tupia 700×700 TU-2 2CV Trifásico 2V 1E Baldan é indicada para trabalhar grandes peças de madeira ou de plástico e é capaz de realizar trabalhos como encaixes, chanfros, molduras e detalhes arredondados.

A Tupia Manual TM550 110V Maksiwa é ideal para dar acabamento em painéis de madeira, que podem ser cortados com fresas de bordeamento ou de perfilamento. Exibe design ergonômico, que facilita o controle durante a operação. Possui ainda duas pinças coletoras para fresas de 6mm ou 1/4”.

Marceneiro utilizando um dos tipos de tupia em um projeto.
Saber os tipos de tupia ideais para os seus projetos e como usá-las pode ajudar a tornar a sua marcenaria um negócio de sucesso.

O que considerar ao comprar e usar os tipos de tupia

Os tipos de tupias disponíveis no mercado exibem funções que tornam o dia a dia de um marceneiro muito mais prático. 

Por isso, listamos cada função para ajudar no momento da compra ou ainda, para indicar usos corretos caso você já tenha alguma.

Bocal para aspirador

Como você sabe, os diferentes tipos de tupia produzem muita serragem. O bocal para acoplar um aspirador de pó permite limpar toda a estação de trabalho ao final do dia.

Limpeza e organização tornam o trabalho muito mais prático e permitem ao profissional o foco completo na criação da peça.

Ergonomia

A tupia ideal para o seu projeto de marcenaria deve ter uma pegada confortável, principalmente quando se opta por equipamentos mais pesados.

Por isso, antes de comprar, manipule a tupia e leia opiniões ou reviews sobre os diferentes modelos na internet ou em revistas especializadas.

Máquinas com design ruim tornarão a sua rotina de trabalho mais árdua e podem acabar prejudicando a qualidade final do trabalho.

Potência

Tupias mais potentes são capazes de realizar trabalhos mais exigentes, de forma segura e sem o risco de queimar o motor. Em geral, as tupias laminadoras exibem potência de 350W a 710W.

As tupias de coluna começam a operar em 1200W e podem atingir 2100W. A escolha do modelo ideal dependerá das necessidades de cada projeto. 

É preciso ter muito cuidado e analisar qual a tupia ideal para cada projeto.

Marceneiro em pé, pensando em qual dos tipos de tupia deve usar em seu projeto.
É importante pensar na hora de comprar ferramentas novas para a sua marcenaria. No caso dos tipos de tupia, estudar sobre a máquina antes da compra é o ideal.

Tamanho do fio

O ideal é escolher tupias sem fio, no entanto, esses tipos de tupia ainda são pouco comuns no Brasil. Ferramentas com fios mais longos e que dispensam o uso de extensões tornarão o seu dia a dia mais prático.

Velocidade variável

Ferramentas que operam em velocidades alternadas podem ser usadas em diferentes materiais e com fresas de tamanhos diferentes.

Fresas menores devem ser usadas em altas velocidades quando se deseja conseguir um acabamento refinado, já as fresas maiores precisam operar em velocidades menores, uma vez que removem uma grande quantidade de material a cada rotação.

Outras funções

Alguns tipos de tupia contam ainda com um sistema de iluminação, partida suave, velocidade constante na sobrecarga, trava de eixo e outras funcionalidades capazes de facilitar a execução do seu projeto.

Dicas para o manuseio da tupia

As tupias são maquinas robustas, capazes de potencializar suas habilidades manuais. Para usar a ferramenta, no entanto, é preciso observar alguns cuidados:

  • O corte e a moldagem da madeira liberam muitas partículas que voam enquanto você trabalha na peça, por isso é importante manter os olhos protegidos;

  • Não deixe de usar equipamentos de proteção individual (EPIs) como capacetes, protetores auriculares, botas e aventais sempre que trabalhar com algum tipo de máquina. Use as duas mãos para operar o equipamento e fixe bem a peça de madeira que será trabalhada para não forçar a máquina;

  • Siga as instruções, independentemente da sua experiência, leia o manual pelo menos uma vez antes de usar a máquina. É sempre recomendado se familiarizar com a ferramenta antes de começar a trabalhar;

  • A fresa deve ser selecionada de acordo com o trabalho que será realizado e as rotações da ferramenta devem ser ajustadas de acordo com o material que será trabalhado;

  • Fixe a peça de madeira na bancada com o auxílio de grampos. Sobras de madeira podem ser utilizadas como apoio para proteger a peça contra marcas de pressão;

  • A fresagem deve ser regulada de acordo com a tupia usada. Não se esqueça, ranhuras ou entalhes profundos exigem que a fresa seja passada diversas vezes sobre o material;

  • Retire todos os itens soltos, como acessórios e joias, antes de começar a trabalhar, pois esses itens podem se soltar acidentalmente e causar acidentes;

  • Certifique-se de desligar todas as máquinas em execução ao colocar ou ajustar as placas de madeira na tupia.

Gostou de saber mais sobre as tupias? Essas foram algumas dicas e indicações sobre essas máquinas incríveis. No entanto, não deixe de pesquisar e se informar sobre os usos e inovações.

Um marceneiro utilizando um dos tipos de tupia em um projeto de madeira.
Para ter uma marcenaria de sucesso, estudar sobre os usos e novidades das maquinarias, como os diferentes tipos de tupia, acaba sendo um grande diferencial.

Que tal conferir algumas tupias na loja da Leo Madeiras? Aqui você vai encontrar tudo o que precisa para os seus projetos de marcenaria!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

  1. Boa noite
    Eu comecei a trabalhar na loja de móveis usados e me apaixonei por reformas móveis e cheguei até fábrica alguns móveis.Gostaria de compra umas máquina para começar a fábrica móveis

    1. Boa tarde, Daniel!
      Tudo bem?
      Você pode conferir o nosso conteúdo sobre cuidados ao adquirir máquinas para fabricação de móveis. Pode ser muito útil!
      Para ver todas as máquinas e equipamentos que temos disponíveis na Leo Madeiras, clique aqui.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição! Um abraço!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.