Serra copo: tudo o que você precisa saber sobre a ferramenta6 min leitura

Na fabricação de móveis, na instalação de canos, na montagem de estruturas e em diversas outras atividades, perfurar superfícies é uma tarefa muito comum. A depender do tipo e do tamanho do furo que se deseja criar, um equipamento ou acessório pode ser mais indicado que o outro. É por isso que resolvemos falar sobre a serra copo. Se você ainda não conhece, continue por aqui!

serra copo tudo o que você precisa saber sobre a ferramenta acessório para furadeira leo madeiras

O que é uma serra copo?

A serra copo é formada por um corpo em formato cilíndrico, que possui lâminas afiadas na extremidade inferior. Essas lâminas são responsáveis por efetuar o corte do material à medida que a ferramenta produz o giro.

Geralmente, o profissional ou hobbista encaixa o acessório em uma furadeira elétrica ou outra máquina de corte apropriada. As serras copo estão disponíveis em diferentes tamanhos, contemplando diversas necessidades de perfuração.

Muito presente em atividades de marcenaria, construção, instalações elétricas e hidráulicas, assim como em projetos de bricolagem, esse modelo de serra cria aberturas limpas e precisas em superfícies diversas de maneira rápida e eficaz. Por isso, é uma escolha bastante popular entre profissionais e adeptos do DIY (Do It Yourself).

Quais são as vantagens de uma serra copo?

Ainda que não seja tão comum quanto as brocas tradicionais, a serra copo pode ser extremamente útil em diversos projetos. Com o intuito de facilitar a sua decisão sobre adquirir essa ferramenta, listamos abaixo alguns dos principais benefícios da serra copo na rotina de trabalho ou até mesmo nas atividades de bricolagem. Veja!

Perfurações com agilidade e eficiência

A menos que você não disponha da ferramenta certa para conectar esse acessório, não há motivos para não tê-lo entre os seus equipamentos. Afinal, ele permite a realização de furos de forma rápida e eficiente, otimizando o tempo de trabalho e reduzindo a aplicação de esforços do operador. Além disso, a serra copo produz orifícios com um acabamento limpo e preciso.

Aplicação em diferentes materiais

Antes de comprar o acessório, você deve considerar as particularidades do seu projeto, como o tipo de material no qual pretende realizar as perfurações. No mercado, há modelos de serra copo para madeira, para metais, para plásticos, para cerâmica, entre outros. Sendo assim, escolha o que mais se adequa às suas atividades.

Diâmetros variados

A principal função da serra copo é efetuar perfurações com diâmetros maiores que os diâmetros de brocas comuns. Isto é, se você precisa criar orifícios de maior abertura em uma superfície, o ideal é acoplar uma serra copo à sua furadeira, juntamente com o suporte apropriado. Há uma infinidade de diâmetros à disposição do hobbista e do profissional.

Variedade de aplicações

O acessório atende às necessidades de setores variados, como marcenaria, carpintaria, construção civil, montagem e reparo de móveis, elétrica, hidráulica, entre outros. Devido a essa versatilidade, é um item que oferece inúmeras possibilidades de uso e proporciona mais praticidade ao usuário, seja em projetos profissionais ou domésticos.

Serra copo: confira alguns modelos!

Além dos diâmetros, existem outras especificações que podem influenciar a sua decisão no momento em que for adquirir o item. A composição da peça e o tipo de encaixe, por exemplo, são características que pedem atenção. Afinal, é essencial que o modelo esteja de acordo com o seu projeto e seja compatível com a sua ferramenta!

Confira então algumas opções que selecionamos.

Serra Copo SDS-Plus 80mm MTX

O SDS-Plus é um padrão de encaixe da haste que favorece o desempenho, proporcionando maior resistência e ampliando a capacidade de perfuração. Indicada para cortes em surperfícies de metal, aço, alumínio, madeira, plástico e outras, a Serra Copo SDS-Plus 80mm MTX é feita de aço carbono e metal duro do tipo BK8. Disponível também no diâmetro de 68mm para que você opte pela melhor opção para os seus projetos profissionais ou DIY.

serra copo SDS plus MTX leo madeiras

Serra Copo Bimetal 35mm MTX

Esse modelo indica um acessório composto por duas camadas diferentes de metal, ou seja, é um item bimetálico. Um exemplo é a Serra Copo Bimetal da MTX com 35mm, que é produzida em aço carbono e aço rápido, materiais extremamente resistentes e duráveis. Disponível em 11 diâmetros diferentes, esse modelo da MTX pode ser utilizado com furadeiras à bateria ou elétricas e proporciona cortes rápidos e precisos em uma variedade de materiais.

serra copo bimetal vermelha MTX leo madeiras

Kit de Serra Copo para Madeira com 16 Peças

Agora, se a madeira é o material que predomina nos seus projetos, vale a pena investir em um Kit Serra Copo para Madeira com 16 peças. Principalmente se as suas atividades exigem furos de diferentes diâmetros. Esse conjunto de acessórios atende tanto a marceneiros e carpinteiros, quanto a artesãos, montadores, instaladores, hobistas, entre outros. Fácil de transportar, permite que o usuário carregue todas as peças com facilidade, seja qual for o local de trabalho.

kit serra com 16 peças e maleta leo madeiras

Serra Copo Multi 70mm Starrett

Por fim, para aqueles que realizam trabalhos diversos em diferentes áreas, a melhor escolha pode ser o modelo Multi, que tem origem no termo “multifuncional”. Sendo assim, é um acessório que se aplica a uma série de materiais, como cerâmica, acrílico, madeira, plástico e muito mais. Ou seja, é um item extremamente versátil que precisa fazer parte do seu kit de ferramentas.

Assim como outros modelos, proporciona cortes circulares rápidos, limpos e precisos. A Serra Copo Multi 70mm Starrett é uma excelente opção em metal duro.

serra copo multi starrett leo madeiras

Caso ainda tenha dúvidas, lembre-se de compartilhá-las nos comentários logo abaixo. Queremos saber se este conteúdo foi útil para você e o que deseja encontrar por aqui nas próximas publicações. Visite também o site da Leo Madeiras para conferir todos os modelos que temos disponível para você. Até breve!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.