

Alguns acessórios para máquinas de marcenaria são indispensáveis na rotina de um profissional. Um deles, sem dúvida, é o disco de serra. Hoje, especificamente, vamos falar sobre os principais discos de serra para máquinas estacionárias, para que você entenda como explorar todas as possibilidades que eles oferecem. Continue a leitura se quiser saber mais.
Realize outras atividades enquanto escuta o conteúdo utilizando o player acima!
As rotinas de uma marcenaria – seja de pequeno, médio ou grande porte – frequentemente demandam cortes em chapas de MDF, MDP, compensados, madeiras maciças e outros materiais. No entanto, para profissionais que preferem realizar os cortes no local ou que trabalham com um alto volume de projetos, a utilização de ferramentas manuais ou de ferramentas elétricas pode não ser suficiente.
Por isso, preparamos este post sobre discos de serra para máquinas. Como existem diversos modelos no mercado, entender a finalidade de cada um é fundamental para executar os trabalhos de maneira correta e alcançar os resultados esperados. Dessa forma, você entregará projetos de alta qualidade e atrairá cada vez mais clientes para o seu negócio. Confira!
Antes de conhecer os tipos de discos de serra disponíveis, é importante saber quais são as características que você deve observar na hora da compra. Afinal, para obter o resultado que se espera, não basta que ele seja compatível com a sua máquina. Esse é apenas um dos critérios que você deve avaliar para adquirir o acessório certo para o seu projeto.
Além de verificar a compatibilidade do modelo, certificar-se de que o diâmetro e a espessura do disco de serra estão de acordo com os critérios do projeto e as especificações da máquina é imprescindível. Todos os fornecedores informam o diâmetro máximo de disco de serra que o equipamento comporta. Em outras palavras, caso você adquira um disco maior que o recomendado pelo fabricante, o acessório não encaixará.
Outra informação que você deve considerar é o material da superfície que pretende cortar. Enquanto alguns discos de serra são mais apropriados para cortes em MDF, por exemplo, outros modelos cortam superfícies mais duras, como alumínio ou aço inox. Escolher o disco de serra correspondente é fundamental para que você não danifique a peça e alcance o resultado que deseja no corte.
A composição do disco de serra também é um aspecto que merece a sua atenção, uma vez que ela tem relação direta com a resistência e a durabilidade do acessório. Por fim, prefira marcas que têm o reconhecimento do mercado na fabricação de acessórios, ferramentas e máquinas.
Os discos de serra estão presentes em algumas máquinas estacionárias de marcenaria, como esquadrejadeiras e seccionadoras, por exemplo. Veja a seguir quais são os principais modelos e as características de cada um deles!
Os discos de serra com dentes alternados podem cortar madeira, metal e plástico, de acordo com a especificação de cada modelo. Por isso, antes de comprar, verifique qual é a indicação do fabricante. Eles recebem esse nome porque os dentes de corte são dispostos de forma alternada a fim de garantir cortes rápidos, limpos e precisos em superfícies diversas.
Já os discos de serra com dentes trapezoidais recebem esse nome devido ao formato dos dentes de corte, que remetem à forma de um trapézio. No mercado, as duas versões mais comuns são para corte de alumínio ou de MDF. Entregam excelente performance e são utilizados, principalmente, em esquadrejadeiras, serras circulares de bancada e serras meia-esquadria.
Para profissionais que trabalham com materiais além da madeira, os discos de serra diamantados podem ser muito úteis. Apresentam segmentos de diamante na extensão da lâmina, permitindo o corte de superfícies duras, como vidros, cerâmicas, pedras e outros. Estão disponíveis nas versões segmentado, liso e turbo.
Caso os metais ferrosos, os metais não-ferrosos e o inox sejam materiais que fazem parte da sua rotina profissional, saiba que existem discos de corte desenvolvidos especialmente para cortá-los. Nesse caso, você deve utilizá-los em esmerilhadeiras, conferindo se o disco escolhido é compatível com o modelo do seu equipamento.
Por fim, os discos de serra riscadores são responsáveis por realizar um corte prévio nas superfícies e podem ser utilizados em esquadrejadeiras ou seccionadoras. É importante, no entanto, verificar a compatibilidade entre o acessório e a máquina onde pretende usá-lo. Possui dentes cônicos que proporcionam melhor desempenho e acabamento.
Você já conhecia esses modelos de discos de serra para máquinas? Comente aqui quais deles já fazem parte da sua rotina e compartilhe o conteúdo para ajudar outras pessoas. No site da Leo Madeiras, você encontra todos esses acessórios para tornar o seu dia a dia mais produtivo. Até a próxima!
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.