

A produção de móveis envolve a execução de diferentes etapas, como lixar, cortar e pintar a madeira. Outra parte fundamental é tirar medidas das peças, o que requer o uso de ferramentas de medição específicas.
Que tal escutar o conteúdo enquanto realiza outras tarefas para otimizar o tempo? Clique no play!
Você sabe por que esses acessórios são tão importantes? Ao longo deste artigo, vamos explicar os motivos para ter as ferramentas de medição para marcenaria sempre à disposição em seu dia a dia e quais são as principais opções disponíveis no mercado. Acompanhe!
Medir peças e objetos na marcenaria é parte fundamental de qualquer projeto, pois permite a fabricação de peças bonitas, estáveis e funcionais. Com a ajuda desses instrumentos, você vai conseguir designar com precisão diversos tipos de medidas, como: comprimento, altura, área, massa, volume, pressão, ângulo, entre outros.
Portanto, as ferramentas de medição são imprescindíveis em seu dia a dia de trabalho, desde a fabricação de móveis e objetos de decoração, até as obras e reformas. Sem eles, além do trabalho se tornar mais difícil, as peças podem acabar ficando fora do padrão — ou seja, tortas e irregulares —, prejudicando a satisfação dos clientes.
Agora que você conhece a importância desses instrumentos, é hora de conferir quais itens devem estar sempre à disposição em seu negócio. Separamos os principais a seguir.
A régua é bastante útil no trabalho, pois permite realizar medições simples e fazer traços. O ideal é contar com réguas de diferentes tamanhos na marcenaria, como de 30 cm e 1 m, garantindo o uso em projetos variados.
Essa ferramenta de medição para marcenaria tem duas funções: medir o tamanho de objetos (semelhante à régua) e medir ângulos (de 90° e 45°). O esquadro é usado principalmente na montagem de estruturas de móveis, sendo possível encontrar modelos de diferentes tamanhos. O de 30 cm é o mais comum.
Outro acessório fundamental ao construir e reformar móveis, e também bastante comum, é a trena. Ela é usada para medir objetos maiores, bem como espaços e distâncias, e pode ser encontrada no modelo laser, que faz a medição de forma eletrônica. Na marcenaria, o ideal é contar com uma trena de no mínimo 3 m.
Você não pode se esquecer também do paquímetro, que permite fazer medições com bastante precisão. Além de medir dimensões lineares internas e externas, a ferramenta pode ser usada para medir a profundidade de uma peça ou item (como pregos e parafusos). Para uma medição mais precisa, conte com paquímetros que considerem até centésimos de milímetros.
Usado principalmente para medições externas, o micrômetro afere dimensões lineares como altura, espessura, profundidade, largura, entre outros. Na fabricação de peças de móveis, em que é exigido grande precisão, a ferramenta é muito útil.
Fechando a nossa lista, temos o nível, que tem não tem exatamente a função de medir, uma vez que não mostra números. Porém, é extremamente útil para alinhar uma superfície em relação ao piso, mantendo-a no ângulo correto, seja de 45°, 90° ou 180°.
Para executar trabalhos com qualidade e eficácia, contar com ferramentas de medição para marcenaria é muito importante. Por isso, tenha em seu negócio todos os itens que apresentamos aqui, e outros que achar necessário, além de buscar sempre coletar medidas com qualidade para produzir peças bem-feitas.
Quer conhecer melhor as ferramentas de medição que citamos aqui? Acesse o site da Leo Madeiras e confira a variedade de trenas, níveis e muito mais, que temos para você!
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.