Quantos tipos de porta você conhece? Veja nossa lista!9 min leitura
Não sabe qual dos tipos de porta escolher para o seu projeto? A marcenaria moderna busca integrar os diferentes ambientes de uma casa por meio de projetos inteligentes e ao mesmo tempo inovadores.
Isso quer dizer que o projeto de um móvel personalizado precisa atender às mais diversas necessidades dos usuários e buscar soluções para resolver problemas de espaço, mantendo todos os cômodos da casa melhor organizados.
Para isso, é preciso optar por um dos diferentes tipos de porta, como a porta deslizante, a porta articulada, a porta seccionada ou porta basculante, que é ideal para balcões de pequenas cozinhas e armários de banheiro.
Entre os tipos de porta disponíveis, qual é o ideal para o seu projeto de marcenaria? É o que você vai descobrir agora! Continue a leitura!
Tipos de porta para móveis
Portas deslizantes
Um projeto de marcenaria deve ser pensado para armazenar de forma inteligente todos os objetos e utensílios de uso pessoal dos moradores de uma casa. Isso quer dizer que o espaço deve possuir móveis que, além de bonitos, sejam capazes de tornar o ambiente mais prático, funcional e moderno.
Entre os tipos de porta usados em um projeto de marcenaria, a deslizante se caracteriza por exibir um design minimalista, capaz de otimizar os mais diferentes espaços.
Como você sabe, esse modelo de porta funciona por meio de um sistema de trilhos e carros. Alguns móveis construídos com portas deslizantes contam ainda com um sistema de amortecedores, capazes de suavizar o impacto e facilitar o seu funcionamento.
A porta deslizante pode ser usada tanto em projetos destinados a grandes espaços como em projetos de ambientes menores, nos quais cada centímetro precisa ser usado de forma inteligente.
No projeto do quarto do casal, por exemplo, um guarda-roupa com portas deslizantes pode tornar o espaço mais funcional, já que esse modelo de porta não ocupa espaço quando aberta. Além disso, é possível inserir espelhos em algumas das superfícies internas do móvel, facilitando o dia a dia dos moradores da casa.
E como usar esse tipo de porta para criar projetos exclusivos de cozinhas? Esse recurso pode transformar totalmente o ambiente, ocultando bancadas e pias para transformá-lo em uma área para jantar ou almoço que tenha sofisticação e requinte.
Já na sala de jantar, quando fechada, uma porta de correr pode se transformar em um elemento decorativo. Quando aberta, essas estruturas mostram os equipamentos e os utensílios próprios desse espaço, como adegas, taças, pratos e talheres, o que facilita o preparo de refeições.
Você deseja incluir muitas portas de vidro no seu projeto? Armários com portas deslizantes com superfícies de vidro podem tornar uma sala de estar ainda mais bonita e moderna.
Geralmente usado em gabinetes superiores, portas com frente de vidro tornam o espaço ainda mais atraente ao exibir objetos de decoração, livros de receitas ou uma coleção de tigelas ou vasos. Além disso, esses tipos de porta podem ser iluminados dando um toque futurista ao projeto.
No entanto, é preciso ficar atento: ao optar por portas de correr, o piso de todo o espaço deve estar perfeitamente nivelado para garantir maior estabilidade e evitar que as portas acabem se deformando com o passar do tempo.
Portas articuladas
Entre os tipos de portas usadas em um projeto de marcenaria, a porta articulada é um dos mais tradicionais.
É indicado para espaços mais amplos, já que o mecanismo exige um mínimo de espaço para ser aberta. Apresenta algumas vantagens em relação a porta de correr, uma vez que pode ter acabamentos usinados e um sistema de amortecimento que permite um fechamento suave.
Portas articuladas permitem a abertura total de um armário ou de um guarda-roupa, solução que possibilita maior acesso a todos os objetos guardados, facilitando a limpeza.
No projeto de uma cozinha, por exemplo, um armário com portas articuladas pode esconder todas as conexões elétricas e hidráulicas do espaço, assim como as do fogão, da pia e da bancada. Já nas paredes da copa, os armários podem ser projetados para organizar os mais diversos eletrodomésticos e acessórios de cozinha, como talheres, panelas e pratos.
Na área de serviço, é possível criar um armário com portas articuladas para guardar roupas, acessórios, eletrodomésticos e produtos de limpeza. O projeto pode incluir ainda um espaço para esconder a máquina de lavar roupa e a máquina de secar, caso seja necessário. Nesse espaço, a porta pode conectar o banheiro, o corredor e a saída de serviço.
Não sabe qual dos tipos de porta usar no projeto de marcenaria de um escritório? Armários com portas articuladas podem acomodar livros, documentos e objetos pessoais. Além disso, essa solução é ideal quando não se deseja revelar a televisão e outros os eletrodomésticos da casa durante todo o dia.
Com o intuito de exalar uma atmosfera intimista, atemporal e caseira, as portas articuladas se destacam entre os tipos de porta usados em projetos de armários rústicos com painéis de madeira e outras variações feitas de ferro ou aço fundido.
Como você sabe, a madeira é uma escolha popular para armários mais rústicos, bem como o MDF de cores amarela, verde, azul, ocre e creme. Nesse caso, é possível usar bancadas coloridas ou de pedra.
Porta camarão
Assim como a porta deslizante, a porta camarão permite maior aproveitamento do espaço, já que o seu mecanismo de abertura se divide em duas partes que se movimentam uma sobre a outra. Pode ser instalada em diversos tipos de móveis como guarda-roupas, armários e racks.
A porta camarão também é muito usada em projetos de cozinhas tradicionais, que exibem linhas retas e cortes limpos. Nesses projetos é possível optar por cores que variam do branco ao vermelho ou por uma ampla variedade de tons de madeira. Os armários embutidos que possuem portas articuladas também são muito populares em projetos de cozinhas mais tradicionais.
Porta seccionada
Solução muito usada em lojas e quiosques de pronto atendimento, a porta seccionada desponta entre os tipos de porta como uma solução prática e moderna para cômodas, armários, guarda-roupas e pequenas escrivaninhas.
O seu mecanismo de fácil acionamento permite esconder objetos pessoais e documentos com apenas um toque.
A porta seccionada permite a elaboração de projeto de cozinha com prateleiras abertas, uma solução única (e popular) para incorporar o armazenamento à cozinha – especialmente quando você está trabalhando em um projeto de espaço muito reduzido.
As prateleiras abertas exigem um certo nível de organização e arrumação, por isso funcionam melhor quando combinadas com armários de parede com portas seccionadas. Além disso, as prateleiras abertas acima da área do fogão são uma maneira inteligente de guardar e manter os utensílios e temperos usados com frequência.
Porta basculante
Funciona de forma muito similar à porta articulada, no entanto, na porta basculante a dobradiça é instalada na horizontal, fazendo com que a porta abra para cima. Muito usada em projetos de armários de cozinha suspensos ou de gabinetes para banheiro, também pode ser usada em armários e bancos, que assim passam a contar com espaço extra de armazenamento.
Existem alguns projetos de marcenaria de portas basculantes que se abrem para baixo e, nesse caso, a porta é chamada de basculante invertida, destacando-se entre os principais tipos de porta usados em armazéns e adegas.
Além disso, esse modelo de porta é muito usado em projetos de cozinhas contemporâneas que apresentam superfícies planas, ornamentação mínima e desenho simples, dando a sua casa um olhar mais clean.
Este estilo de porta também é uma ótima opção para pequenas cozinhas, já que esses espaços precisam criar espaço de armazenamento em áreas menos usuais como bancos e mesas. Os materiais utilizados nos armários dessas pequenas cozinhas contemporâneas são geralmente metal, concreto, plástico, vidro ou madeira manufaturada, como o MDF.
Ao usar a porta basculante em armários suspensos é preciso tomar dois cuidados importantes: o móvel deve ser instalado a uma altura que permita o fácil acionamento da porta. E depois, a porta não deve estar na mesma altura do rosto dos usuários, uma vez que isso pode causar acidentes.
Porta sanfonada
A porta sanfonada tem um mecanismo de abertura muito semelhante a um instrumento musical, que ao se abrir ou se fechar exibe inúmeros vincos verticais.
Tem um visual simples e é muito fácil de usar. Está entre os tipos de porta usados em projetos que apresentam pouco espaço para abertura.
Móveis de cozinha com porta sanfonada apresentam um design simples, limpo e funcional. As características deste estilo de gabinete incluem acabamentos em madeira natural ou tons neutros de MDF como branco ou cinza.
Como você sabe, armários de cozinha que exibem linhas retas são uma tendência popular nas cozinhas modernas devido ao visual clássico e casual que emprestam a qualquer estilo arquitetônico, do tradicional ao contemporâneo.
Portas sanfonadas também podem ser usadas em grandes gabinetes de madeira que contem com detalhes e características interessantes na forma de nós e imperfeições. Ferragens de latão ou de ferro forjado podem ser utilizadas para complementar o estilo de um gabinete assim.
Agora que você já conhece alguns tipos de porta para usar no seu projeto de marcenaria, que tal aproveitar para conhecer o catálogo de portas e outros materiais da Leo Madeiras?